VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

LINFADENITE SUPURATIVA COMO APRESENTAÇAO INICIAL ATIPICA DE HANSENIASE: UM RELATO DE CASO EM AREA ENDEMICA

Introdução

Hanseníase é uma doença que persiste endêmica em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil e apresenta uma vasta variedade de apresentações clínicas. Com o foco mundial na redução da taxa de incidência de hanseníase, identificar e relatar as apresentações mais raras, principalmente em áreas endêmicas, torna-se importante para o início eficaz do tratamento e para a redução da cadeia de transmissão e de sequelas.

Objetivo

Destacar a hanseníase como diagnóstico diferencial de linfadenites supurativas, através de um relato de caso. Reforçar a hipótese de hanseníase frente a manifestações atípicas em áreas endêmicas, evitando o subdiagnóstico e o atraso no início do tratamento. Fazer diagnóstico diferencial entre as causas de linfadenite supurativa no Ceará.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Paciente, sexo masculino, 66 anos, com quadro inicial de linfadenite supurativa difusa, associada a lesões cutâneas necróticas pustulares, febre e lesões hipocrômicas em face. Foi internado em hospital secundário para investigação do caso. Realizada investigação sorológica e histopatológica, sendo evidenciado linfadenite hansênica após histopatológico de linfonodo. Foi explicado e assinado o TCLE. O projeto foi aprovado pelo CEP do Hospital Geral Waldemar Alcantara.

Discussão

A linfadenite supurativa é uma apresentação rara e pouco descrita nas manifestações clínicas da hanseníase. Há poucos relatos de casos e estudos descritivos que correlacionam este achado com a hanseníase. No relato descrito, o quadro clínico apresentou-se, inicialmente, com linfadenopatias generalizada e rápida progressão para supuração, com diversos diagnósticos diferenciais possíveis em uma área endêmica também para micoses sistêmicas e outras micobacterioses. Apesar da melhor efetividade nos diagnósticos em comparação com áreas não endêmicas, ainda há uma deficiência no reconhecimento precoce em atendimentos iniciais no Brasil. Isso se deve a capacidade da forma multibacilar de mimetizar outras doenças. Mesmo em áreas endêmicas, quando a apresentação clínica é incomum, o diagnóstico é tardio.

Conclusão

A linfadenite supurativa é uma forma clínica rara de hanseníase, ainda pouco descrita na literatura. Além de atípica, é uma apresentação clínica que possui uma gama de diagnósticos diferenciais, o que torna a investigação desafiadora. É de grande importância ampliar o conhecimento acerca das formas atípicas, principalmente, em áreas endêmicas como o Ceará, onde se encontra ainda uma elevada incidência da hanseníase.

Palavras-chave

hanseníase, linfadenomegalia, linfadenite supurativa, linfadenite hansênica

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Não

Área

Micobacterioses

Instituições

Hospital São José - Ceará - Brasil

Autores

Antônio Mauro Barros Almeida Júnior, Mércia Lessa Rocha, Lisandra Serra Damasceno, Larissa Moura Barbosa, Iury Magalhães Dutra de Melo, Letícia Estela Cavalcante Sousa