VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

REALIDADE VIRTUAL COMO AUXILIO NA APRENDIZAGEM EM SESSOES DE TUTORIA EM UM CASO DE HIV: UM RELATO DE EXPERIENCIA VIVENCIAL

Introdução

O método de aprendizagem PBL (Problem Based Learning) tem como uma de suas metodologias a discussão de casos clínicos em grupos de tutorias. Assim, tecnologias como a realidade virtual (RV), a qual permite uma imersão do estudante no ambiente visual tridimensional artificial (3D), têm se destacado como um auxílio efetivo e intenso para o entendimento dos diagnósticos, tornando a experiência de construção do raciocínio clínico mais estimulante.

Objetivo

Objetiva-se verificar a aplicabilidade e aceitação da VR em sessões de tutoria, durante a discussão de caso clínico, notadamente sobre infecção por vírus HIV, permitindo a integração do ambiente ilusório cedido pela RV com a educação baseada na simulação cotidiana com a prática médica, avaliando a experiência dos discentes com o novo recurso de ensino por meio de questionários.

Descrição do caso ou Relato de experiência

16 estudantes graduandos de Medicina foram instruídos, durante uma sessão de tutoria, a acoplar seus celulares em óculos de RV para assistirem à gravação de um vídeo 360°, com atores simulando o atendimento de um caso sobre infecção por vírus HIV. Após o vídeo, os grupos responderam a questionários sobre a experiência. Perguntou-se idade e sexo, uso prévio de RV e avaliação da experiência com RV em si e sobre opiniões quanto a inclusão da atividade na educação médica.

Discussão

A RV foi testada em simulação e comparada ao método expositivo. Assim, 68,8% dos alunos afirmaram que nunca haviam utilizado qualquer tipo de RV antes. Apesar disso, 75% dos participantes avaliaram a experiência com a RV aplicada à tutoria como “muito satisfatória”, confirmando a utilidade desse método na formação médica e na promoção de aprendizagem com menor custo, economia de tempo e espaço físico e sem limitação geográfica. Ainda, quando questionados sobre a inclusão de atividades com uso de RV na educação médica, 87,5% dos alunos entendem que devem ser incluídas, demonstrando que o ambiente imersivo é uma opção interessante no ensino de habilidades médicas, conforme se verifica por meio dos links de vídeos que retratam a experiência: bityli.com/mVTrgEQa ; bityli.com/UPDLzzK ; bityli.com/soDwaFa

Conclusão

Assim, conclui-se que a RV aprimora de forma eficaz a técnica médica, garantindo um maior aprendizado para estudantes da área da saúde, mediante um espaço virtual semelhante à realidade vivenciada por profissionais operantes. Portanto, é pertinente a influência desta conduta no meio educacional para o futuro de especialistas mais capacitados, qualificados e seguros.

Palavras Chave

Realidade virtual; tutoria; habilidades médicas

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Educação em Infectologia

Instituições

UNICHRISTUS - Ceará - Brasil

Autores

Thais Gomes de Matos Azevedo, Clara Valentinna Luz Batista, Ana Karoliny Martins Ponceano, Marina Feitosa de Castro Aguiar, Nathascha Timbó Cavalcante, Kustodyo Feitosa Custodio, Guilherme Dourado Aragão Sá Araujo, Isaac Dantas Sales Pimentel, Melissa Soares Medeiros