VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

ESTRATEGIAS DE SENSIBILIZAÇAO DA HIGIENIZAÇAO DAS MAOS EM UM HOSPITAL REFERENCIA EM INFECTOLOGIA

Introdução

A realização da higienização das mãos está diretamente ligada às taxas de infecções dentro do ambiente hospitalar. Anualmente, são realizadas estratégias de prevenção de infecção através da higienização correta das mãos, não só em escalas nacionais, mas a nível mundial.

Objetivo

Descrever as estratégias de sensibilização realizadas no dia mundial da higienização das mãos em um hospital referência em infectologia no município de Fortaleza-CE.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Trata-se de um relato de experiência vivenciado no dia 5 de maio de 2022, em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, em um Hospital Referência em Doenças Infecciosas localizado no município de Fortaleza-Ceará. O evento ocorreu em parceria entre a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), a Gerência de Enfermagem e o Escritório de Qualidade da referida instituição. A comissão organizadora foi composta de enfermeiras, auxiliares administrativos, farmacêuticos e médica da CCIH.

Discussão

A ação foi realizada no pátio que dá acesso à entrada principal da instituição. Foram realizadas as atividades: Caixa Pedagógica- com uso de florescência para demonstração da “eficácia” da lavagem das mãos; Meios de cultura- expondo um resultado comparativo do crescimento bacteriano antes e após a lavagem das mãos dos profissionais (enfermeiro, médico e fisioterapêuta)- com coleta realizada previamente à data do evento; além dos objetos (celular, teclado de computador e estetoscópio); Roleta de Higienização das Mãos- contendo “quiz” com perguntas e respostas acerca da temática; e a Caixa da revelação com dinâmica demonstrando o protagonismo dos profissionais no processo de higienização das mãos. Houve ainda distribuição de álcool em gel, biscoitos e bombons personalizados com a temática do evento. Foi alcançado o total de 104 participantes na ação, dentre eles: profissionais de enfermagem, nutrição, serviço social, psicologia, serviços gerais, médicos, fisioterapeutas, e ainda, pacientes.

Conclusão

As estratégias de sensibilização realizadas foram de suma importância para a abordagem da temática junto aos profissionais de saúde da instituição. Foi possível esclarecer dúvidas, reforçar informações acerca da higienização correta das mãos bem como refletir sobre as ações e posturas dos profissionais durante a assistência prestada ao paciente, visando a prevenção e controle de infecções.

Palavras Chave

Enfermagem; Higiene das mãos; Educação.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Educação em Infectologia

Instituições

---- - Ceará - Brasil

Autores

Priscyla Cruz Oliveira, Elisângela Cristino de Sousa Menezes, Samanta Ozanan Marques, Liliane Oliveira do Nascimento Lima, Antonia Mayara Torres Costa, Cidineiva Mara dos Santos Barros, Solange Ferreira da Silva, Vanessa Souza Brito, Evelyne Santana Girão, Nancy Costa de Oliveira Caetano