VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE ACIDENTES OCUPACIONAIS DE UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM DOENÇAS INFECCIOSAS.

Introdução

Acidentes ocupacionais ocorrem durante as atividades laborais prestadas à uma instituição ou pelo serviço autônomo, que causam lesões corporais, perturbação funcional podendo comprometer a saúde física, mental ou social, deixando o trabalhador incapacitado temporariamente ou permanentemente e até mesmo levando a morte. Os acidentes ocupacionais, embora previsíveis e evitáveis, ainda são os maiores problemas relacionados à saúde do trabalhador no Brasil.

Objetivo

Relatar o perfil de acidentes ocupacionais em um hospital de referência em doenças infecciosas.

Método

Estudo descritivo, retrospectivo com abordagem quantitativa. Realizado em um hospital de referência em doenças infecciosas no município de Fortaleza-Ceará. O estudo foi desenvolvido com base nos registros da ficha de notificação de acidente de trabalho com exposição à material biológico e formulário do Serviço de Saúde Ocupacional, cujos dados foram alimentados em planilha compartilhada do Google Forms pelo Setor de Classificação de Risco, tendo como variáveis: data do acidente; nome do funcionário; profissão; setor; tipo de acidente e uso de equipamento de proteção individual. O registro dos dados ocorreram no período de setembro de 2021 a setembro de 2022.

Resultados

Observou-se 35 acidentes de trabalho neste período, sendo 28 (80,0%) com exposição à material biológico e 7 (20,0%) por agentes mecânicos (6 quedas e 1 agressão física). Nos acidentes com material biológico ocorreram 15 (53,6%) por agulha com lúmen (exposição percutânea) e 13 (46,4%) por outros agentes, subdivididos em 11 (84,6%) de mucosa ocular e 2 (15,4%) de pele íntegra. Quanto ao sexo: Feminino 28 (80,0%) e masculino 7 (20,0%). Segundo a categoria profissional: Enfermagem 16 (57,1%) e as demais 12 (42,9%) . Da equipe de enfermagem 12 (75%) técnicos de enfermagem e 4 (25%) enfermeiros. A notificação de acidente de trabalho além de ser obrigatória torna-se essencial para planejar ações preventivas, além de garantir atendimento e acompanhamento especializado ao trabalhador.

Conclusão

Os profissionais de saúde, na sua grande maioria os da enfermagem, são os mais expostos a acidentes com material biológico. Fato este, conforme verificado na literatura científica, devido a frequência e o contato direto com o paciente durante a assistência. Os resultados evidenciam um elevado número de acidentes por exposição da mucosa ocular, provavelmente devido à resistência do profissional ao uso do óculos (equipamento de proteção individual).

Palavras Chave

Acidentes ocupacionais, risco biológico, enfermagem.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Não

Área

Miscelânea

Instituições

Hospital São José de Doenças Infecciosas - Ceará - Brasil

Autores

Antonia Kelina Da Silva Oliveira Azevedo, Geska Veloso Mota, Samanta Ozanan Marques , Nancy Costa De Oliveira Caetano , Elisângela Cristino De Sousa Menezes, Millena Oliveira Anfrisio , Edilene Rodrigues Gomes Do Nascimento, Solange Ferreira Da Silva, Antonia Mayara Torres Costa , Ana Jessica Linhares Texeira