Dados do Trabalho
Título
ATUAÇAO DA EDUCAÇAO PERMANENTE NA REDUÇAO DE FLEBITES
Introdução
A flebite é caracterizada por um processo inflamatório na camada interna da parede vascular. Está associada a terapias de infusão por cateter venoso periférico. No local do estudo foi identificado um aumento de 56,3% dos casos de flebite nos meses de agosto e setembro de 2021, comparado aos meses anteriores (Janeiro e Julho de 2021). Sem a adoção das boas práticas para prevenção de infecções, as flebites podem ocasionar sepse, prolongar a internação, levar ao óbito, aumentando os custos hospitalares. Diante do exposto, entendemos que a educação permanente é uma grande ferramenta que podemos lançar mão para promover mudanças nos processos que envolvem o trabalho em saúde.
Objetivo
Relatar a atuação da educação permanente com vistas à redução de casos de flebite.
Descrição do caso ou Relato de experiência
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em um hospital de referência em doenças infecciosas no município de Fortaleza-Ceará, no período de outubro de 2021. O estudo foi realizado em uma unidade de 30 leitos destinados ao atendimento de pacientes adultos, clínicos, (exceto tuberculose pulmonar e Covid-19). Através de rodas de conversa e simulação realística, foram realizadas sensibilização e capacitação de toda a equipe de enfermagem com os seguintes conteúdos: Higienização das mãos antes da inserção de cateter periférico; Escolher um cateter adequado para terapia medicamentosa; Utilizar um novo cateter a cada tentativa de punção; Realizar a antissepsia correta no sítio de inserção do cateter; Não tocar o local da punção após a aplicação do antisséptico; Assepsia do hub antes de sua utilização; Limitar ao máximo duas tentativas de punção periférica por profissional e no máximo, quatro tentativas no total; Realizar a aspiração e flushing antes de cada administração de medicamentos bem como flushing após a realização de cada medicação e troca do local de inserção a cada 72 horas ou antes, se necessário.
Discussão
Com base nas notificações de incidentes observou-se que, após os treinamentos e adesão de boas práticas diminuiu a incidência de flebite de maneira estatisticamente significativa, o percentual de casos foi reduzido em 50% no mês de outubro e 56% em novembro.
Conclusão
Diante dos resultados percebeu-se a importância da Educação Permanente na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, proporcionando uma assistência de enfermagem qualificada e com foco na segurança do paciente.
Palavras Chave
Flebite, enfermagem, educação permanente.
Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.
Não
Área
Miscelânea
Instituições
Hospital São José de Doenças Infecciosas - Ceará - Brasil
Autores
Antonia Kelina Da Silva Oliveira Azevedo, Nancy Costa De Oliveira Caetano, Geska Veloso Mota, Edilene Rodrigues Gomes Do Nascimento, Antonia Mayara Torres Costa, Samanta Ozanan Marques, Maria Marly Santos Aragão , Dávila Delfino Modesto, Solange Ferreira Da Silva, Edilenir Silva Fernandes