VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE PACIENTES COM SUSPEITA DE INFECÇAO POR ZIKA VIRUS DIANTE DA PANDEMIA DE COVID-19 NO CEARA ENTRE 2019 E 2021

Introdução

O presente trabalho se trata de um estudo epidemiológico transversal dos casos suspeitos de Zika Vírus no estado do Ceará dentro do período de 2019 a 2021. Diante dos esforços estaduais para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, é importante avaliar o comportamento das notificações disponíveis acerca de outras infecções virais, como a de Zika Vírus.

Objetivo

O objetivo deste estudo é traçar, no período antes e durante a pandemia de Covid-19 (2019 a 2021), o perfil epidemiológico dos pacientes com suspeita de infecção por Zika Vírus, comparando-o com o perfil de casos confirmados desse arbovírus no Ceará nesse tempo.

Método

Foram utilizados os dados fornecidos através do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) no período de 2019 a 2021 no Ceará. As variáveis analisadas foram faixa etária, sexo, evolução do caso, mês de notificação, escolaridade, etnia, município de notificação e classificação do caso. Os dados foram organizados por ano na forma de tabelas, fazendo-se uma comparação acerca do perfil mais prevalente entre o caso suspeito e confirmado.

Resultados

Os casos notificados pelo SINAN sofreram aumento gradativo de 634, em 2019, para 767, em 2020, e, por fim, para 1674 em 2021, totalizando 3065 casos, dos quais 381 foram explicitamente confirmados. Apesar de o município de notificação com mais casos confirmados ter sido Reriutaba, as demais variáveis estudos mantiveram seu perfil epidemiológico de suspeita e confirmação compatíveis entre si. No Ceará, entre 2019 e 2021, o perfil epidemiológico do paciente com suspeita de infecção por Zika Vírus dentro do período pandêmico abrangeu a segunda década de vida, o sexo feminino, com Ensino Médio Completo, a etnia parda e procedência de Fortaleza. A maioria das suspeitas de Zika Vírus tem seu diagnóstico descartado e a maioria dos casos cursa com cura do quadro.

Conclusão

O perfil de pacientes infectados por Zika Vírus tem perfil semelhante ao da suspeita, excetuando-se a procedência que é, principalmente, de Reriutaba. Tal perfil revela, ainda, um importante componente social quanto à maior exposição de determinados grupos à infecção.

Palavras Chave

Arboviroses, Covid-19, Infecção Viral, Pandemia, Zika Vírus.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental - LAPSAM UECE
Liga de Clínica Médica - LCM UECE

Área

Arboviroses

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Ítalo Michiles Santos Ramos, Maria Marina Viana Oliveira, Humberto Lucca Andrade Moreira, Lara de Abreu Oliveira, Astrea Gomes Guedes, Amanda Kelly Pereira Carneiro, Sara Lívia Martins Teixeira, Antônio Andrei da Silva Sena