VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

APLICAÇAO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇAO NO TREINAMENTO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Introdução

A metodologia da problematização refere-se à aprendizagem através da resolução de problemas. A capacitação de profissionais no ambiente hospitalar, através do uso de metodologias ativas, visa melhores resultados e proporciona o desenvolvimento de competências necessárias para a formação de profissionais críticos e capazes de resolver as demandas que surgirem durante sua atuação.

Objetivo

Descrever a aplicação da metodologia da problematização durante o treinamento de profissionais de enfermagem acerca da prevenção de transmissão de patógenos no ambiente hospitalar.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Estudo descritivo do tipo relato de experiência, com a narrativa da vivência de enfermeiras da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e da Educação Permanente (da gerência de enfermagem) de um Hospital Referência em Doenças Infecciosas localizado no município de Fortaleza-Ceará; durante o Treinamento “Prevenção de transmissão de patógenos no ambiente hospitalar” por meio da utilização da Metodologia Ativa da Problematização. Ocorreu no período de fevereiro a abril de 2022 com 40 técnicos de enfermagem das unidades de internação e de terapia intensiva.

Discussão

No treinamento, foram abordados os tópicos: Modo de Transmissão das Doenças, Higienização das Mãos, Pacotes de Precauções, Cuidados Especiais com a desinfecção das conexões do cateter venoso, “Quiz” para fixação do conteúdo e a Aplicação do Conteúdo às Práticas Clínicas. Aplicou-se a metodologia ativa no último tópico citado, onde foram colocadas quatro situações práticas que envolviam situações reais, demandando conhecimentos técnico-científicos para resolução. Cada caso clínico foi anexado à parede, os técnicos de enfermagem foram divididos em duplas e tinham 5 min (em média) para resolução do caso. Ao final da resolução, a enfermeira da educação permanente conduziu a discussão da resolução de cada caso, exaltando os acertos e contextualizando os erros (que surgiram em minoria); além de esclarecer as dúvidas que surgiam, juntamente com a enfermeira da CCIH.

Conclusão

A aplicação da metodologia ativa da problematização proporcionou a discussão do conteúdo abordado; a valorização do diálogo, levando em consideração os conhecimentos prévios dos profissionais associados à realidade prática da instituição; bem como o desenvolvimento de competências técnico-científicas necessárias para a atuação dos profissionais de enfermagem acerca da prevenção de transmissão de patógenos no ambiente hospitalar.

Palavras Chave

Enfermagem; Controle de Infecções; Metodologias ativas.

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Área

Educação em Infectologia

Instituições

--- - Ceará - Brasil

Autores

Priscyla Cruz Oliveira, Elisângela Cristino de Sousa Menezes, Samanta Ozanan Marques, Liliane Oliveira do Nascimento Lima, Solange Ferreira da Silva, Vanessa Souza Brito, Ana Jéssica Linhares Teixeira, Edilenir Silva Fernandes, Ana Valônia Costa Vale Caetano, Nancy Costa de Oliveira Caetano