VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

PROMOÇAO DA SAUDE NO AMBITO VIRTUAL: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

O aumento de doenças crônicas e de epidemias no cotidiano da população brasileira tem contribuído com o colapso da saúde pública no Brasil. O avanço de comorbidades tem favorecido a exacerbação de patologias preveníveis, em especial a obesidade, a Hipertensão Arterial (HA) e o Diabetes Mellitus (DM). Assim como as doenças endêmicas que também ganharam destaque no cenário de saúde atual, seja por prevalências mantidas quando já deveriam ser ausentes, ou por aumento de casos novos. Tais doenças são facilmente evitadas quando se detém o conhecimento sobre contágio e manejadas para cura sem complicações se tratadas com agilidade e eficácia. Com isso, evidencia-se a necessidade ainda maior de ações de promoção e prevenção em saúde.

Objetivo

Esclarecer a população acerca de doenças recorrentes no Estado e informar sobre cuidados de saúde.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Com o intuito de promover acesso às informações de saúde e conhecimento das doenças recorrentes no estado, foram promovidas ações virtuais por duas acadêmicas de medicina durante vivência em um projeto de extensão.

Discussão

Utilizou-se compartilhamentos interativos na rede social Instagram®. Seguiu-se um cronograma de atividades durante março a setembro para organizar as divulgações virtuais. Foram criadas metas de acesso e alcance para as publicações, as quais abordaram a Tuberculose, a Dengue, o Sarampo, a Zika, a Chikungunya e a Hanseníase. Ademais as publicações, foi aplicado um quiz interativo com o intuito de maior fixação do conteúdo apresentado, que abordava desde a definição da doença até a prevenção desta, bem como medir a preferência por tema, por meio da interação. O tema que obteve maior acesso e interação foi sobre Tuberculose.

Conclusão

Evidenciou-se a importância do esclarecimento para a população sobre doenças que estão presentes no cotidiano. Abordar a definição da doença, cuidados iniciais e prevenção alcança maior interesse das pessoas e assim, por meio do acesso ao conteúdo oferecido virtualmente, a oportunidade em adquirir o conhecimento. A divulgação virtual, embora tratando-se de uma ação simples, alcançou um quantitativo relevante de pessoas, oportunizando-lhes o conhecimento, fomentando a disseminação deste, bem como a possibilidade de implicação na redução da incidência destas enfermidades recorrentes no Ceará. A experiência com estas ações de divulgação virtual sobre essas doenças ainda tão presentes no estado enriqueceu o escopo das acadêmicas acerca da infectologia, manejo das doenças e promoção em saúde.

Palavras Chave

Promoção da saúde; Prevenção de doenças; Disseminação de Informação; Redes Sociais online.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Educação em Infectologia

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Francisca Dayane Vieira Silva, Luana Rodrigues Sarmento, Maria Marina Viana Oliveira, Jose Fernando Mourao Cavalcante