Dados do Trabalho
Título
USO DE PLATAFORMAS DE VIDEOCONFERENCIAS NA PANDEMIA DE COVID 19 - RELATO DE EXPERIENCIA NA RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAUDE EM INFECTOLOGIA
Introdução
No início de 2020, em decorrência do surgimento da pandemia de COVID-19 bem como do distanciamento social, as atividades práticas e estratégias pedagógicas: atividades teórico-conceituais(módulos de ensino aprendizagem e rodas tutoriais) e atividades teórico-práticas (rodas de núcleo e rodas de campo) do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, necessitaram adaptar-se no processo de formação dos residentes. Os módulos de ensino aprendizagem e rodas tutorias se caracterizam por serem espaços em que os referenciais teóricos são apreciados e debatidos, bem como as rodas de núcleo e rodas de campo se caracterizam por espaços dialógicos e de problematização.
Objetivo
Trata-se de um relato de experiência quanto ao uso de ferramentas de videoconferências nas estratégias pedagógicas adotadas por preceptores de núcleo e campo aos residentes multiprofissionais, no período da pandemia de COVID 19.
Descrição do caso ou Relato de experiência
Para a execução das atividades pedagógicas (rodas de campo e núcleo) facilitadas pelos preceptores, assim como os módulos transversais e específicos, conduzidos por tutores e/ou palestrantes, foram utilizadas as ferramentas Google Meet ou Zoom, consideradas tecnologias digitais de apoio. As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), têm sido incorporadas às práticas docentes, na perspectiva de promover aprendizagens mais significativas, apoiando os preceptores na implementação de metodologias ativas e alinhando o processo de ensino-aprendizagem à prática dos residentes, despertando-os para um maior engajamento.
Discussão
O uso das ferramentas utilizadas, mostraram-se efetivas tanto na diminuição do prejuízo educacional causado pelo período pandêmico, como enquanto estratégia educacional na facilitação do processo de ensino aprendizagem dos residentes, possibilitando um novo fazer pedagógico e permitindo a continuidade das atividades teóricas que já não podiam ser realizadas de forma presencial no cenário hospitalar.
Conclusão
A utilização das plataformas de videoconferências, apesar de se mostrarem a princípio bastante desafiadoras, tanto para os residentes quanto para os preceptores, trouxe diferentes possibilidades de interação, compartilhamento de saberes, aprendizagem significativa e dinamicidade no processo, sendo capaz de estimular a aquisição de novos conhecimentos e superar as dificuldades quanto ao uso das ferramentas digitais, considerando ainda o protagonismo dos sujeitos envolvidos.
Palavras Chave
Residência Multiprofissional, Tecnologias Digitais, Preceptores
Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.
Não
Área
Educação em Infectologia
Instituições
Hospital São José - Ceará - Brasil
Autores
Gardênia Maria Oliveira Alves, Georgiana Álvares de Andrade Viana, Djânula de Sousa Victor Braga, Isabel Cristina Veras Aguiar, Nancy Costa de Oliveira Caetano, Renata Laís da Silva Nascimento Maia, Talita de Lemos Araújo, Niveamara Sidrac Lima Barroso, Claudevan Pereira Freire, Ana Luiza de Resende Ferreira Mendes