VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA ACEITAÇAO E DO POTENCIAL CUSTO EVITAVEL DA ADESAO DE PARECERES EMITIDOS PELA COMISSAO DE CONTROLE DE INFECÇAO HOSPITALAR DO HOSPITAL DE UMA OPERADORA DE SAUDE.

Introdução

A resistência aos antimicrobianos é um dos principais desafios mundiais em saúde pública, pois impacta negativamente em vários aspectos no processo de assistência nos serviços de saúde. Em 2017, a ANVISA publicou um documento no qual eram estabelecidas as diretrizes para elaboração e implementação de programas de gerenciamento do uso de antimicrobianos (PGUA) em hospitais e na atenção básica. Dentre as estratégias está a auditoria de prescrições, que revisa a indicação, posologia e duração do tratamento antimicrobiano, devendo ser preferencialmente realizada por um infectologista, garantindo bons resultados clínicos do uso, minimizando as consequências, tais como efeitos adversos, resistência microbiana, e, também, a redução de custos para os serviços de saúde.

Objetivo

O trabalho objetivou analisar as taxas de aceitabilidade e o impacto da não adesão dos pareceres emitidos pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do hospital de uma operadora de saúde (OPS), localizado em Fortaleza, Ceará.

Método

Para realização do trabalho utilizou-se pareceres emitidos pela CCIH para antimicrobianos de reserva terapêutica em 2021, esses foram incluídos em um sistema informatizado de acompanhamento da terapia antimicrobiana de pacientes da OPS. Por meio de planilhas do Excel 2016, o sistema estima o valor diário e total do custo do tratamento, tendo como base o valor de mercado, a quantidade de dias e a posologia dos medicamentos utilizados. O trabalho teve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar de CAAE: 20508519.4.0000.5684.

Resultados

Foram emitidos 1994 pareceres para ATM de reserva, 64,6% (n=1.288) continham orientação de duração do tratamento, desses, 76% (n=977) foram aceitos e o tratamento foi concluído de acordo com a orientação da CCIH, 24% (n=311) ultrapassaram o tempo, tendo uma média de 5,3 dias a mais do que o orientado pela CCIH. Baseado no custo diário do tratamento e considerando a quantidade de dias ultrapassados, obteve-se como potencial custo evitável um valor de R$ 805.194,07.

Conclusão

A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que é necessário traçar planos de melhorias da aceitabilidade das recomendações da CCIH. As diretrizes da ANVISA preconizam medidas educativas, além de capacitações presenciais ou à distância, seminários e treinamentos para todos os profissionais de saúde do serviço, visando reduzir as taxas de infecções por bactérias resistentes e custos gerados com o uso prolongado dos ATM.

Palavras Chave

Pareceres, Antimicrobianos, CCIH, custo evitável.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Uso de Antimicrobianos e Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)

Instituições

Unimed Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Stephany Arruda Santos, Lucas Oliveira Lima, Jéssica Ferreira Romero, Caroline Sampaio Pinto, Vicente de Souza Lima Neto, Joel Bezerra Vieira