VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DISSEMINAÇAO DE CONHECIMENTOS CIENTIFICOS EM INFECTOLOGIA

Introdução

A inserção das redes sociais no cotidiano da sociedade, para além da mudança na dinâmica comunicativa interpessoal, aproximou o indivíduo e a informação. Nesse sentido, o aplicativo Instagram, como mídia digital, é um instrumento que possibilita a disseminação de informações e, no âmbito da saúde pública, essa ferramenta ganha notoriedade e relevância social. Ao considerar isso, a Liga de Estudos em Doenças Infecciosas (LEDI), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC), utiliza essa ferramenta como meio de sensibilização social da população sobre temas relacionados à Infectologia.

Objetivo

Disseminar através do Instagram informações sobre Infectologia, como conceitos sobre microbiologia, e outros temas relacionados à especialidade, de uma forma didática, objetiva e direta, com o intuito de ser compreensível para todas as pessoas que acessem esse tipo de material.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Devido à popularidade do Instagram na sociedade, a LEDI criou uma página específica (https://www.instagram.com/ledi.ufc/) com o objetivo de divulgar conhecimentos científicos que estão dentro do universo acadêmico acerca da Infectologia, além das ações de extensão realizadas, com o propósito de convidar o público a conhecer e participar.

Discussão

Nesse ínterim, muitas publicações foram realizadas, como informações associadas à microbiologia, sobretudo, aplicando esta às situações epidemiológicas vigentes, como a pandemia da SARS-CoV-2 e os recentes casos de Monkeypox. Adita-se, ainda, que assuntos sobre antibióticos, hemocultura e arboviroses foram postados, com o fito de combater a desinformação e de propagar conteúdos de forma clara, simples e acessível, buscando a autonomia interpretativa do leitor, por meio da explicação sobre o assunto, a sua importância na sociedade e a sua abordagem na prática.

Conclusão

Pode-se dizer, portanto, que as publicações feitas pela LEDI-UFC na rede social Instagram representaram uma estratégia de disseminação de informações em Infectologia para o público acadêmico e não acadêmico, sensibilizando e desenvolvendo a consciência crítica ao ter uma fonte de informação confiável e de fácil compreensão. Ressalte-se o caráter atual da experiência devido à constante atualização sobre perfis epidemiológicos de surtos, de endemias e de pandemias nos cenários cearense, brasileiro e mundial.

Palavras Chave

Infectologia; Instagram; Conhecimento

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Liga de Estudos em Doenças Infecciosas - LEDI - UFC

Área

Educação em Infectologia

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Vladmir Nascimento Aragão, Gabriela Gomes Nascimento, Paulo Jonas Rabelo Nobre, Lucas Ribeiro Sousa, Ana Letícia Sousa Pereira, Osvaldo Mariano Viana Neto, Antonio Gutierry Neves Dantas Melo, Roberto Justa Pires Neto, Vitória Fernandes Silva, Lucas Lima Menezes Albuquerque