Dados do Trabalho
Título
HISTOPLASMOMA PULMONAR EM PACIENTE IMUNOCOMPETENTE SIMULANDO NEOPLASIA DE PULMAO. RELATO DE CASO.
Introdução
O histoplasmoma é um nódulo pulmonar presente em casos de histoplasmose pulmonar e cresce devido à reação fibrinogênica e hiperérgica que ocorre ao seu redor.
Objetivo
Apresentar um caso, descrever a conduta terapêutica adotada e o resultado clínico do tratamento de um paciente com histoplasmoma.
Descrição do caso ou Relato de experiência
Masculino, 35 anos, procedente de Fortaleza, ex-fumante (carga tabágica: 2maços-ano), com história de quadro febril por 12 dias em dezembro de 2018, sem outros sintomas e exame físico inocente. Tratado com antibiótico e apresentou remissão dos sintomas. Realizou exames laboratoriais e US(ultrassom) abdominal que não apresentaram anormalidades. Realizou uma TC (tomografia computadorizada) de tórax que evidenciou um nódulo pulmonar e adenopatia mediastinal. Foi encaminhado para avaliação do serviço de cirurgia torácica, onde foi solicitado exame de PET-CT (tomografia computadorizada com emissão de pósitrons), realizado em janeiro de 2019, que evidenciou nódulo semissólido não calcificado no lobo superior esquerdo, medindo 2,5 cm, com densidade de partes moles e aumento do metabolismo (SUV 4,2) e linfonodomegalias em região mediastinal (SUV = 15,2). Paciente foi encaminhado para cirurgia, sendo realizada segmentectomia e linfadenectomia mediastinal por videotoracoscopia em fevereiro de 2019, cujo resultado do exame anatomopatológico revelou nódulos inflamatórios com necrose mista central e periferia envolta por tecido de granulação e fibroplasia de provável etiologia infecciosa, com pesquisa de fungos positiva para formas sugestivas de histoplasma em linfonodos mediastinais e no pulmão, fechando diagnóstico de histoplasmose pulmonar (histoplasmoma) e linfonodal, simulando o diagnóstico de tumor primário de pulmão com metástase linfonodal pelos achados do PET-CT. O paciente recebeu alta hospitalar no 1º PO, foi-lhe prescrito itraconazol 200mg 2x/dia por 45 dias e evoluiu com cura da infecção, sem complicações.
Discussão
O histoplasmoma, quando sintomático, como no caso, tem quadro característico de síndrome gripal com achado radiográfico muito semelhante às cavitações tuberculoides e neoplásicas. O diagnóstico laboratorial baseia-se no encontro do fungo em fluidos orgânicos ou tecidos, na cultura de materiais biológicos e na sorologia.
Conclusão
É relevante considerar histoplasmose pulmonar no diagnóstico diferencial de câncer de pulmão, ao achado de nodulação pulmonar, dado que pode simular lesões malignas. O diagnóstico correto evita iatrogenias e atrasos do tratamento adequado.
Palavras-chave
histoplasmoma, nódulo pulmonar granulomatoso, adenopatia mediastinal
Área
Infecções Fúngicas
Instituições
UFC - Ceará - Brasil
Autores
Juverlândia Pereira Xavier, Ronaldo Guedes da Silva, Sarah Beatriz Muritiba Delgado, Mylena Evilyn Sousa Costa, Maria Eduarda Cavalcante da Rocha, Manoel Alves Mota Neto, Matheus Coutinho Alves da Silva, Thissiane dos Santos Bezerra, Roelbe do Carmo Bezerra Junior, Antero Gomes Neto