VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

INTRODUÇAO AOS ANTIMICROBIANOS DA CLASSE DOS BETA-LACTAMICOS PARA SEMESTRE INICIAL DO CURSO DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

Considerando-se a preocupante resistência aos antimicrobianos devido a fatores como prescrição não racional e banalização da automedicação, é de suma importância o conhecimento sobre o uso consciente destas drogas logo no início da formação médica. Assim, a Liga de Estudos em Doenças Infecciosas (LEDI) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC) realizou uma aula de introdução à antibioticoterapia para estudantes do 3° semestre do curso de medicina.

Objetivo

Apresentar precocemente na graduação a importância do uso racional de antimicrobianos da classe dos beta-lactâmicos.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Na grade curricular regular, a antibioticoterapia é apresentada ao final do 4° semestre, na disciplina de farmacologia clínica. Contudo, com o intuito de integrar o conteúdo com a microbiologia e apresentar previamente aspectos como a crescente resistência bacteriana e os custos individuais e coletivos que o uso irracional de antibióticos pode acarretar, a LEDI ministrou uma aula sobre antimicrobianos da classe dos beta-lactâmicos para estudantes do 3° semestre de medicina, durante a disciplina de relação parasito-hospedeiro em junho/2022.

Discussão

Por meio da aplicação de pré e pós teste, avaliou-se a aquisição do conteúdo e a sua relevância para a turma. Realizaram-se 5 perguntas: 1- Dentre as penicilinas, qual pode ser usada para Stafilococos aureus sensíveis à meticilina (MSSA)? 2- Os inibidores da beta lactamase aumentam o espectro ou a potência dos antibióticos? 3- Qual beta-lactâmico poderia ser usado ambulatorialmente para infecções de pele por MSSA e Streptococos pyogenes? 4- Principais representantes de cada classe. 5- Julgar itens verdadeiros ou falsos sobre infecções comuns na comunidade e quais beta-lactâmicos poderiam ser usados nesses casos. Foram obtidas 73 respostas; no pré-teste, o total de acertos foi: primeira questão: 41; segunda: 19; terceira: 33; quarta: 19; quinta: 35. No pós-teste, o total de acertos foi: primeira questão: 70, segunda: 69; terceira: 69; quarta: 68; quinta: 70. Adicionou-se também ao pós-teste: Nível de satisfação com a aula em uma escala de 0 a 10, sendo 0 muito insatisfeito e 10 totalmente satisfeito: 52 pessoas atribuíram nota 10, 14 pessoas nota 9 e 7 pessoas nota 8.

Conclusão

Houve impacto positivo com significativa melhora do conhecimento da turma, revelado no percentual de acertos entre pré e pós-teste, bem como boa recepção à realização da atividade, comprovando a importância de atividades como essa desde os semestres iniciais do curso.

Palavras Chave

Antibioticoterapia; Graduação; Beta-lactâmicos; Liga acadêmica; Ensino

Área

Educação em Infectologia

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Gabriela Gomes Nascimento, Roberto Justa Pires Neto, Matheus Gama Nogueira, Paulo Jonas Rabelo Nobre, Lucas Ribeiro Sousa, Vladmir Nascimento Aragão, Ana Letícia Sousa Pereira, Osvaldo Mariano Viana Neto, Jesiel Magalhães Andrade, Lucas Lima Menezes Albuquerque