Dados do Trabalho
Título
AULA SOBRE INFECÇOES SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS PARA SEMESTRE INICIAL DO CURSO DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) compõem um grupo heterogêneo com alta prevalência e representam um assunto de grande relevância, sobretudo para o público jovem. Desse modo, a Liga de Estudos em Doenças Infecciosas (LEDI) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC) ministrou uma aula sobre a temática para uma turma de estudantes do 2° semestre da FAMED-UFC.
Objetivo
Verificar o impacto de uma aula sobre ISTs para estudantes do 2° semestre de medicina na disciplina de sistema gênito-urinário.
Descrição do caso ou Relato de experiência
A aula foi ministrada por uma ligante pela plataforma virtual Google meet, utilizando apresentação com slides e aplicação de pré e pós teste. Abordaram-se os seguintes tópicos: úlceras genitais, corrimentos uretrais e verrugas anogenitais, com foco em sinais e sintomas, fisiopatologia, prevenção e tratamento, enfatizando também a importância do uso racional de antibióticos nos casos necessários.
Discussão
As questões utilizadas nos testes foram: 1-Relacionar a sintomatologia com as suas respectivas fases clínicas da sífilis; 2-Julgar verdadeiro ou falso sentenças sobre corrimentos uretrais; 3-Qual das seguintes ISTs têm relação direta com o câncer de colo de útero?; 4-Principais sinais e sintomas das uretrites; 5-Correlacionar as principais características apresentadas com a respectiva IST. Ao todo, foram obtidas 69 respostas. No pré-teste, o total de acertos foi: Primeira questão: 45; segunda: 47; terceira: 58; quarta: 13; quinta: 9. No pós-teste, a quantidade de acertos foi: primeira: 61; segunda: 56; terceira: 68; quarta: 40; quinta: 61. No pós-teste, também perguntou-se sobre a opinião da turma em relação à abordagem da aula, didática e importância: Numa escala de 0 a 10, sendo 0 muito insatisfeito e 10 totalmente satisfeito, que nota você atribui à aula da LEDI? 42 pessoas atribuíram nota 10, 17 pessoas nota 9, 4 pessoas nota 8, 3 pessoas nota 7, 1 pessoa nota 6, 1 nota 5 e 1 nota 3. Você acha que a aula foi útil? 66 pessoas responderam sim e 3 pessoas responderam não. Você considera essa aula necessária dentro da disciplina de Sistema Genitourinário? 64 estudantes responderam sim, 4 não quiseram opinar e 1 pessoa respondeu não.
Conclusão
A aula produziu impactos positivos, posto que o percentual de respostas corretas foi significativamente maior nos pós-teste em relação ao pré-teste. Ademais, quando questionados sobre satisfação e relevância da aula, a maior parte da turma demonstrou-se satisfeita e reiterou sua importância para integração do aprendizado.
Palavras Chave
Infecções sexualmente transmissíveis; Educação; Liga acadêmica; Graduação
Área
Educação em Infectologia
Instituições
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
Gabriela Gomes Nascimento, Lucas Ribeiro Sousa, Paulo Jonas Rabelo Nobre, Vladmir Nascimento Aragão, Ana Letícia Sousa Pereira, Osvaldo Mariano Viana Neto, Matheus Gama Nogueira, Antonio Gutierry Neves Dantas Melo, Jesiel Magalhães Andrade, Rodrigo Gomes Marajó