Dados do Trabalho
Título
AÇAO DE EXTENSAO SOBRE ARBOVIROSES: RODA DE CONVERSA EM UM PROJETO DE ACOLHIMENTO A MULHERES TOXICO-DEPENDENTES EM FORTALEZA-CE
Introdução
Devido ao aumento de casos de arboviroses, sobretudo dengue e chikungunya, em consequência do período chuvoso na capital cearense, aliado à falta de informações ainda existente sobre a temática, faz-se necessário um debate sobre o tema com a população. Percebendo essa necessidade, a Liga de Estudos em Doenças Infecciosas (LEDI), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC), realizou ação de conscientização sobre arboviroses em uma instituição que abriga mulheres tóxico-dependentes em Fortaleza-CE.
Objetivo
Compartilhar informações sobre arboviroses, debatendo sobre as suas principais características, mosquito vetor, meios de proteção individual e coletiva e as recomendações sobre seu manejo, estimulando uma dinâmica participativa no encontro.
Descrição do caso ou Relato de experiência
O grupo de mulheres atualmente acolhidas no local (oito) e os filhos de três delas participaram da roda de conversa de modo ativo, perguntando e respondendo às perguntas feitas. O debate deu-se da seguinte forma: os ligantes apresentaram o material preparado por meio de slides, de modo a guiar os tópicos que seriam discutidos. Considerando também as diferentes formas de aprendizado que um determinado público pode apresentar, além de servir de roteiro, a apresentação também constou de gráficos, esquemas de fácil assimilação e imagens que pudessem estimular outras habilidades cognitivas das participantes.
Discussão
Buscou-se o enriquecimento da ação ao se instigar a participação de todos os presentes. A partir daí surgiram muitos pontos espontaneamente levantados durante a conversa: relatos pessoais, histórias de terceiros e informações prévias acerca do assunto. Algumas deram respostas elaboradas e coesas, demonstrando um conhecimento prévio a respeito do tema, estabelecendo uma troca de saberes e de vivências. O momento também foi importante para tirar dúvidas que as participantes tinham previamente e sanar desinformações sobre o assunto. Após isso, houve um bingo elaborado usando-se palavras-chaves faladas na palestra, ao invés dos números convencionais, no intuito de reforçar os conceitos discutidos.
Conclusão
A estratégia da roda de conversa se apresenta como uma ferramenta eficaz na difusão do conhecimento à medida que o ouvinte se torna um participante ativo e pode relacionar o que está sendo discutido com sua própria experiência, potencializando o aprendizado e a fixação da informação. Conclui-se também que ações como essa são essenciais para disseminar esse conhecimento para a população leiga que mais precisa.
Palavras Chave
Arboviroses; Graduação; Liga acadêmica; Extensão
Área
Educação em Infectologia
Instituições
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
Paulo Jonas Rabelo Nobre, Gabriela Gomes Nascimento, Ana Letícia Pereira Sousa, Vladmir Nascimento Aragão, Lucas Ribeiro Sousa, Osvaldo Mariano Viana Neto, Roberto Justa Pires Neto, Antonio Gutierry Neves Dantas Melo, Vitória Fernandes Silva, Lucas Lima Menezes Albuquerque