VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

IMPORTANCIA DE PRATICAS AMBULATORIAIS DE INFECTOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE MEDICINA.

Introdução

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Medicina definem a formação médica voltada para a capacidade de atuar em diferentes níveis de atenção. Para isso, é fundamental que estudantes de Medicina vivenciem diferentes cenários reais de trabalho, de diferentes especialidades médicas, incluindo a Infectologia.

Objetivo

Relatar a experiência discente, no período letivo 2022.2, sobre as práticas ambulatoriais de Infectologia do módulo “Habilidades Médicas V” do 5º semestre do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza.

Descrição do caso ou Relato de experiência

O módulo é dividido em práticas baseadas em simulação em laboratório de habilidades, práticas clínicas assistenciais semanais em ambulatórios especializados, e práticas hospitalares com foco em semiologia médica. No ambulatório de Infectologia, os alunos realizam consultas supervisionadas por um docente infectologista. Foram desenvolvidas competências ligadas a anamnese, exame físico, comunicação, raciocínio clínico, desenvolvimento de diagnóstico diferencial, registro médico em prontuário, prescrição, prevenção e promoção de saúde, solicitação e interpretação de exames. Pelo perfil de pacientes e condições mais frequentes no ambulatório, principalmente relacionadas ao cuidado de pessoas que vivem com HIV, a prática permitiu o desenvolvimento de competências atitudinais como: empatia, redução de estigmas e preconceitos, respeito às diversidades, ética e segredo médico, atenção às vulnerabilidades sociais, e defesa da cidadania e da dignidade.

Discussão

O 5º semestre marca o início de práticas clínicas com pacientes reais em ambulatórios especializados. Assim, a experiência do "fazer" nas aulas práticas do ambulatório de Infectologia foi essencial para a aquisição de conhecimentos e habilidades fundamentais, tanto para outros módulos do semestre, como para futuras situações na graduação e na carreira profissional. Os atendimentos retratam situações cotidianas da clínica médica, proporcionando a possibilidade de aplicação prática de conhecimentos ligados ao diagnóstico clínico e etiológico de vários agravos, além dos infecciosos e parasitários e seus diagnósticos diferenciais.

Conclusão

Os objetivos de aprendizagem do módulo “Habilidades Médicas V” focado no cenário ambulatorial de Infectologia obteve êxito na visão discente. A experiência acadêmica no ambulatório foi marcante na formação de futuros médicos capazes de fornecer cuidados integrais, éticos, com condutas clínicas, preventivas e terapêuticas baseadas em evidências e com humanização.

Palavras Chave

Infectologia, Educação Médica, Assistência Ambulatorial.

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Área

Educação em Infectologia

Instituições

Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Guilherme Vale Braga, Lara Thaís Pinheiro Medeiros, Matheus Leite Rodrigues, Ana Clara Silva Lima, Thais Sales Martins Bandeira, Lourrany Borges Costa