Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DO PERFIL DE RESISTENCIA BACTERIANA DE KLEBSIELLA PNEUMONIAE EM HOSPITAL UNIVERSITARIO DE ENSINO
Introdução
Klebsiella pneumoniae é uma bactéria Gram Negativa reconhecida pela sua grande ameaça a saúde pública, sendo um dos principais fatores de infecções nosocomiais e adquiridas na comunidade. Nos últimos anos, passamos a observar a alta prevalência de microrganismos resistentes, sendo assim, há a necessidade de caracterizá-las para guiar e otimizar a terapia.
Objetivo
Analisar o perfil de resistência de K. pneumoniae multirresistentes em um Hospital de Ensino
Método
Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo do ano de 2021, no qual foram analisadas as culturas e antibiogramas dos pacientes infectados pelo microrganismo K. pneumoniae multirresistente. O teste fenotípico mCim foi utilizado para detectar bactérias produtoras de carbapenemase e, em caso de positividade, o teste eCim foi realizado para identificar metalo-betalactamases em enterobactérias (não indicação do ATM em bula). A avaliação da sensibilidade à Ceftazidima/Avibactam foi feita pelo Etest® (Teste de Sensibilidade Antimicrobiana) e os pontos de corte BRCAST foram usados como padrão. Os dados obtidos foram tabulados em uma planilha eletrônica elaborada pelo time do Programa Stewardship de Antimicrobianos (PSA).
Resultados
Foram isolados 167 K. pneumoniae multirresistentes no período observado, com o seguinte perfil: 127 (76,05%) eram XDR, 36 (21,55%) eram PDR, e 4 (2,40%) eram MDR. Através dos testes fenotípicos foi possível determinar que 138 (82,63%) das K. pneumoniae foram classificadas como serino-ꞵ-lactamases, 24 (14,38%) eram Metalo-ꞵ-lactamases, outras 5 (2,99%) não foram testadas ou não eram produtoras de carbapenemase. Quanto ao fenótipo de resistência foram encontrados 112 (67,06%) KPC, 18 (10,77%) NDM, 37 (22,15%) outros. Através do E-test foi possível determinar que 4,19% (7/167) apresentaram-se resistentes à Ceftazidima/Avibactam, 78,44% (131/167) eram sensíveis, e os demais não foram elegíveis ao teste.
Conclusão
Portanto, podemos concluir que a incidência de microrganismos K. pneumoniae multirresistente está cada vez mais prevalente, e que os mecanismo de resistência estão se difundindo de forma acelerada. Também podemos destacar a escassez de alternativas terapêuticas, onde já observa-se resistência às últimas linhas de tratamento disponíveis, demonstrando assim uma ameaça iminente à saúde pública.
Palavras Chave
Perfil de Resistência; Klebsiella pneumoniae; Antibiograma
Área
Uso de Antimicrobianos e Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)
Instituições
Hospital Universitário Walter Cantídio - Ceará - Brasil
Autores
Gyselle de Souza Rebouças, Henry Pablo Lopes Campos Reis, Jorge Luiz Nobre Rodrigues, Ana Caroline Moreno Oliveira, Isabella Ramos Aguiar