Dados do Trabalho
Título
INTERVENÇAO DE PROMOÇAO EM SAUDE SOBRE SIFILIS CONGENITA NO SERVIÇO DE ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE
Introdução
a sífilis é uma doença causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida pelo sexo sem proteção, contato de secreções sanguíneas e de forma vertical da mãe para o feto, durante a gravidez e o parto. As altas taxas de incidência no Brasil são um motivo de preocupação para a gestão pública. Ao se averiguar um provável aumento de casos de sífilis congênita no posto de saúde, foi decidido propor orientações na sala de espera da unidade como produto de intervenção do trabalho avaliativo na graduação.
Objetivo
discorrer diversos aspectos do experienciar a assistência educativa à população, em especial a mulheres a respeito do conceito de sífilis congênita, transmissão, prevenção, tratamentos e seus riscos ao bebê.
Descrição do caso ou Relato de experiência
trata-se de um relato de experiência de uma ação social que abordou o tema supracitado, realizada na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Pompeu Vasconcelos, na cidade de Fortaleza, no Ceará. No dia 19 de maio de 2022, foi empreendida a intervenção, utilizando uma linguagem simples, ministrada pelos acadêmicos do 3° semestre do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) sob a supervisão da preceptora. O sigilo e a privacidade dos participantes foram respeitados. Clarificado todos os objetivos da atividade da equipe, incluindo o uso dos métodos contraceptivos, a necessidade da adesão ao tratamento, além da distribuição de materiais didáticos e camisinhas. Em sequência, foi realizada uma roda de conversa com os partícipes.
Discussão
participaram treze pessoas que esperavam o atendimento na sala de espera, assim, tendo sido compartilhados saberes a respeito da lues e instruções mediadoras de como conduzir em caso de identificação de criança e de grávida. Percebido o entendimento do grupo sobre o tema ao término da égide. Os participadores demonstraram interesse, curiosidade e levantaram questionamentos espontâneos na atividade coletiva.
Conclusão
a realização dessa intercessão foi capaz de conscientizar o público presente e pôde fomentar resultados positivos na aquisição de assertivos entendimentos relacionados à saúde. Além de proporcionar aos discentes as habilidades linguísticas, cognitivas, autonomia e empatia. Portanto, salas de acolhimento, rodas de diálogos e banners informativos são importantes ferramentas para a promoção em saúde e orientações gerais sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Palavras Chave
Sífilis congênita, Promoção em saúde, Atenção primária à saúde.
Área
HIV-AIDS, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST
Instituições
UNIFOR - Ceará - Brasil
Autores
Isadora Maria Rodrigues, Maria Letícia Batista Alves, Aline de Castro Caracas, Alef Azuelos da Silva