VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

EDUCAÇAO EM SAUDE PARA PREVENÇAO E IDENTIFICAÇAO PRECOCE DE SIFILIS NA COMUNIDADE: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A sífilis é uma infecção bacteriana, transmitida por via sexual (oral, vaginal ou anal) ou vertical, quando a gestante infectada não é tratada ou não realiza o esquema terapêutico adequadamente. É uma doença de importante prevalência no Brasil e que faz parte do cotidiano da atenção básica à saúde, tendo no período de 2010-2021, mais de 917 mil casos de sífilis adquirida e mais de 444 mil casos de sífilis congênita. Dessa forma, faz-se necessária a educação popular em saúde como estratégia de prevenção da doença e promoção da saúde.

Objetivo

Relatar a experiência de discentes durante as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão universitária “Prevenção e Identificação Precoce de Sífilis na Comunidade” do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Descrição do caso ou Relato de experiência

Devido ao aumento dos casos de sífilis no Brasil nos últimos 5 anos, os discentes da Liga Acadêmica de Infectologia da UECE (LAINF) desenvolveram um projeto de extensão com o intuito de auxiliar os membros da comunidade a identificar os sintomas, para o diagnóstico precoce, e a prevenir a doença. Assim, foram iniciadas ações de conscientização sobre essa temática, por meio de vídeos e postagens na rede social Instagram da LAINF (@lainf.uece), além de intervenções no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

Discussão

O perfil do Instagram utilizado para realizar as postagens do projeto possuía até setembro de 2022, um total de 757 seguidores. Estes são compostos, predominantemente, por mulheres (57,6%) e com uma maior prevalência de adultos jovens, entre os quais 41% têm entre 18 e 24 anos, 35,1% têm idade entre 25 e 34 anos e 12,5% têm entre 35 e 44 anos. Nesse aspecto, o projeto foi exitoso, pois atingiu a faixa etária responsável pelo maior número de notificações de sífilis adquirida e sífilis na gestação. De abril a setembro de 2022 foram compartilhados 4 vídeos e 4 postagens, estes totalizaram 1038 impressões e alcançaram 609 contas, já os vídeos tiveram 556 visualizações, 676 impressões e alcançaram 843 contas. Além disso, a palestra sobre sífilis feita no Centro POP atingiu cerca de 20 usuários do equipamento.

Conclusão

A experiência vivenciada pelos discentes mostrou-se proveitosa ao levar informação à população pertencente ao grupo com maior notificação de sífilis. Ademais, os discentes também auxiliaram na conscientização da população sobre esse tema, e vivenciaram a promoção da saúde por meio da elaboração dos conteúdos abordados nas postagens e nas intervenções.

Palavras Chave

IST; Treponema pallidum; Sífilis adquirida; Sífilis congênita.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Liga Acadêmica de Infectologia da Universidade Estadual do Ceará.

Área

HIV-AIDS, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

TAYANNE SILVA SAMPAIO, Larissa Ciarlini Varandas Sales, Júlia de Hollanda Celestino, Fernando Virgílio Albuquerque de Oliveira