VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO CENARIO EPIDEMIOLOGICO DA TUBERCULOSE EM UM MUNICIPIO DO ESTADO DO CEARA

Introdução

A tuberculose (TB) é uma moléstia infecciosa de grande importância nacional. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, o Brasil estava entre os 22 países com mais casos confirmados de tuberculose no mundo. Além disso, há maior prevalência de TB em regiões com população socioeconomicamente vulnerável, tornando-se um desafio ainda maior para a saúde pública.

Objetivo

Analisar o número de casos confirmados de tuberculose no município de Tauá, Ceará, Brasil, no período de 2015 a 2021.

Método

Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, realizado com base em dados obtidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/Tuberculose) de 2015 a 2021.

Resultados

Foram registrados 94 casos confirmados no município. Dentre eles, 57 (60,63%) eram do sexo masculino e 37 (39,36%) eram do sexo feminino. Em relação à faixa etária, prevaleceu em pessoas com 40 a 59 anos de idade, com 40 (42,55%) casos confirmados. No que diz respeito à variável raça/cor, predominou a parda com 63,82% do total de casos. Em relação à escolaridade, apenas 6 (6,38%) tinham o ensino médio completo e 2 (2,12%) a educação superior completa. Em relação ao coeficiente de incidência de tuberculose geral (por 100 mil habitantes), verificou-se uma incidência de 28,7 no município de Tauá no ano de 2020; no estado do Ceará e no Brasil, as incidências foram de, respectivamente, 32,3 e 31,6.

Conclusão

Observou-se, neste estudo, que a maioria era do sexo masculino, em idade adulta, da raça/cor parda e com baixo nível de escolaridade. Além disso, constatou-se que a incidência de tuberculose geral em Tauá, no ano de 2020, apresentou uma discreta redução em relação à incidência no Ceará. Assim, faz-se necessário maior rigor nas medidas sanitárias de controle da TB, principalmente em regiões socialmente desfavorecidas, com o fito de melhorar a situação epidemiológica da tuberculose a nível local e nacional.

Palavras Chave

Tuberculose; Epidemiologia; Avaliação em Saúde.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Micobacterioses

Instituições

UFC - Ceará - Brasil

Autores

Ronaldo Guedes da Silva, Breno Kelvin Dourado Lima, Edeli Santos de Sousa Rocha, Juverlândia Pereira Xavier da Silva, Manoel Alves Mota Neto, Maria Eduarda Cavalcante da Rocha, Matheus Coutinho Alves da Silva, Roelbe do Carmo Bezerra Junior, Thissiane dos Santos Bezerra, Antero Gomes Neto