VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

INFECTOLOGIA NO ENEM: UM RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE O ENSINO DA INFECTOLOGIA APLICADA AOS VESTIBULARES COMO FERRAMENTA DE INCLUSAO A ESTUDANTES DE ESCOLAS PUBLICAS EM FORTALEZA - CE.

Introdução

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) avalia o domínio de competências pelos estudantes concluintes do ensino médio visando o acesso ao ensino superior. Em 2009, com a criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a nota obtida neste vestibular pode ser utilizada para que estudantes de todo país busquem uma vaga na educação superior. O exame é composto por áreas do conhecimento, dentre elas, Ciências da Natureza, que inclui questões bordando temas da infectologia. Além disso, dados mostram que a maioria das escolas públicas estão abaixo da nota média nacional nessa área. Logo, a Liga de Estudos em Doenças Infecciosas (LEDI), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC), realizou uma ação de extensão voltada para alunos do ensino médio da rede pública.

Objetivo

Ajudar estudantes da rede pública desenvolver a habilidade de solucionar questões de infectologia, através exemplos de edições anteriores do Enem, utilizando a metodologia ativa, como revisão e o ensino de conceitos, além de abordar estratégias de exclusão de itens.

Descrição do caso ou Relato de experiência

A atividade foi realizada para estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública em Fortaleza-Ce. Foram selecionadas 16 questões de provas anteriores do ENEM disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). A ação foi realizada por 4 membros da LEDI, divididos em dois dias consecutivos, com a turma pré-vestibular, composta de 17 alunos, e com as turmas A e B do terceiro ano do ensino médio, composta por 36 alunos. Para apresentação das questões, foi utilizado material impresso e apresentação com slides para guiar as explicações.

Discussão

Durante o momento, observou-se que, ao serem questionados sobre planos após a conclusão do ensino médio, a maioria dos estudantes visava ingressar em cursos superiores. Ademais, pode-se analisar alguns aspectos da defasagem do ensino da infectologia nas escolas públicas, dentre elas o desconhecimento de alguns termos; dentre estes, os mais questionados foram "imunológico'', “virulência” e “endemia”.

Conclusão

Ações como essa são fundamentais para entender as dificuldades que os alunos do ensino público enfrentam face a vestibulares como o ENEM. Apesar de possuírem perspectivas para o futuro, a maioria dos alunos enfrenta o despreparo e a falta de apoio da rede educacional, desestimulando-os a investirem em seus planos de carreira. É essencial que sejam realizadas ações como essa a fim de atenuar as desvantagens desses alunos para alcançar nível superior.

Palavras Chave

Enem, Infectologia, Escola Pública,

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Área

Educação em Infectologia

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Ana Letícia Pereira , Gabriela Gomes Nascimento , Paulo Jonas Nobre , Lucas Ribeiro Sousa, Vladmir Nascimento Aragão, Osvaldo Mariano , Vitória Fernandes Silva, Rodrigo Gomes Marajó, Jesiel Magalhães Andrade, Lucas Menezes Albuquerque