VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

USO DA TECNOLOGIA DE POINT OF CARE (POC) PARA QUANTIFICAÇAO DE CELULAS T-CD4+ COMO ESTRATEGIA PARA MANEJO CLINICO DE PACIENTES INFECTADOS PELO HIV.

Introdução

A contagem de linfócitos T-CD4+ (LTCD4+) é um exame que fornece importante contribuição na avaliação inicial em pacientes que vivem com HIV/AIDS (PVHA). Esse monitoramento define a condição imunológica e o risco consequente de acometimento por doenças oportunistas graves, possibilitando decidir quanto à necessidade de instituir ou interromper as profilaxias antimicrobianas. A metodologia do teste Point of Care de LTCD4+ (POCCD4), traz a possibilidade de superar a dificuldade na demora do resultado do exame.

Objetivo

Avaliar o uso do teste Point of care para o manejo clínico de pessoas que vivem com HIV/AIDS.

Método

Foi realizado um estudo prospectivo dos pacientes atendidos no Hospital São José de Doenças Infecciosas, que estavam em abandono, sem início ou em início recente de TARV, sem resultado de exame de contagem de LTCD4+ realizado e disponível nos últimos 6 meses. Foram coletados dados sobre as variáveis epidemiológicas e contagem de LTCD4+. Os dados foram analisados através de estatística descritiva simples e apresentados em valores absolutos e percentuais, utilizando o programa de computação (Microsoft Office Excel®). O estudo foi realizado sob as diretrizes do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) e aprovado.

Resultados

No total, 31 pacientes participaram da pesquisa. A maioria era do sexo masculino 22 (71%), tendo média de idade de 35,3 anos; em relação ao estado civil, 23 (74,7%) eram solteiros; quanto à escolaridade, a maioria apresentava 1° grau completo 17 (54,8%); a cor da pele mais encontrada no estudo foi a parda 24 (77,4%). A maioria dos participantes, 19 (61,3%), residiam na capital Fortaleza. A maioria, 18 (58,1%), tinha diagnóstico recente da doença e não havia realizado LTCD4+, em 17 (54,8%). A maioria das solicitações de realização de POCCD4 vieram de pacientes internados, com resultados mais prevalentes abaixo de 200 cel/mm3 de sangue (18 amostras ou 58%); tendo média de 196,5 (variando de 6 a 647). Em 14 (45,2%) pacientes, intervenções médicas foram instituídas baseadas nos resultados do POCCD4: 12 (38,7%) iniciaram profilaxia com sulfametoxazol+trimetoprima.

Conclusão

O teste POCCD4 melhorou a avaliação da elegibilidade da TARV, otimizou a oportunidade de fornecer um prognóstico ao paciente no diagnóstico do HIV. Outras pesquisas e estratégias são necessárias para reter pacientes jovens imediatamente após o HIV diagnóstico e garantir que esses pacientes sejam mantidos sob cuidados e iniciem a TARV o mais rápido possível.

Palavras Chave

Testes imediatos; Contagem de linfócito CD4; HIV.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Não

Área

HIV-AIDS, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST

Instituições

Hospital São José de Doenças Infecciosas - Ceará - Brasil

Autores

Lucielmo Faustino Souza, Denise Girão Limaverde Lima, Daniel Sampaio Rodrigues, Érico Antonio Gomes Arruda