Dados do Trabalho
Título
AULA SOBRE INFECÇOES SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS PARA SOLDADOS DE UM QUARTEL EM FORTALEZA - AÇAO DE EXTENSAO DA LIGA DE ESTUDOS EM DOENÇAS INFECCIOSAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA
Introdução
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) compõem um grupo de infecções ainda muito comum no Brasil, sobretudo na porção mais jovem da população. Sob esse viés, a Liga de Estudos em Doenças Infecciosas (LEDI) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC) realizou uma ação de extensão para soldados em um quartel de Fortaleza/CE a fim de discutir sobre as principais ISTs.
Objetivo
Discutir sobre as principais ISTs, sobretudo seus sinais e sintomas, prevenção e tratamento com soldados de um quartel local.
Descrição do caso ou Relato de experiência
Em dezembro/2021, a discussão, ministrada por 3 membros da liga, foi feita através de aula teórico-expositiva guiada por apresentação com slides, seguida de momento tira-dúvidas e esclarecimento de mitos e verdades, abordando os seguintes tópicos: úlceras genitais, corrimentos uretrais e verrugas anogenitais, com enfoque em sintomatologia, prevenção e tratamento. Abordou-se também a importância de métodos de prevenção nas relações sexuais, sobretudo o uso da camisinha. O público foi composto por cerca de 30 homens entre 18 e 30 anos, alistados em um quartel de Fortaleza-CE.
Discussão
Percebeu-se uma certa resistência acompanhada de um constrangimento inicial ao se abordar a temática, contudo, no decorrer da aula, os indivíduos presentes foram se familiarizando com a temática e puderam compartilhar experiências próprias relacionadas ao tema, esclarecer dúvidas e entender a importância da discussão proposta.
Conclusão
Nesse contexto, conclui-se que ações de extensão sobre ISTs, voltadas para o público leigo e na faixa etária de maior exposição, são fundamentais para suscitar o interesse dos ouvintes sobre o tema, criando um ambiente favorável para o esclarecimento de dúvidas e relato de experiências, ambas essenciais para aproximar a temática do cotidiano, gerando identificação com o assunto e elevando a importância dessa abordagem de maneira fluida e responsável, bem como são essenciais para desmistificar questões relacionadas à sexualidade e conscientizar acerca do sexo seguro.
Palavras Chave
ISTs, Infectologia, Extensão, Soldados.
Área
HIV-AIDS, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST
Instituições
Universidade Federal do Ceará - UFC - Ceará - Brasil
Autores
Ana Letícia Pereira , Gabriela Gomes Nascimento, Paulo Jonas Nobre, Lucas Ribeiro Sousa, Vladmir Nascimento Aragão, Karen Helen Rodrigues , Osvaldo Mariano , Roberto Justa Pires Neto, Jesiel Magalhães Andrade, Rodrigo Gomes Marajó