VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

AÇAO CONSCIENTIZADORA SOBRE PREVENÇAO AS INFECÇOES SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS COM MORADORES EM SITUAÇAO DE RUA: UM RELATO DE EXPERIENCIA.

Introdução

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por microrganismos infectantes e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativos. A implementação de medidas de controle está ligada a susceptibilidade de aspectos individuais e contextuais, e ainda constitui um desafio à população, visto que envolve uma ação pela equipe multiprofissional e aderência ao tratamento. Dentre o aspecto de vulnerabilidade, moradores de rua possuem elevado risco de exposição às infecções, o que pode ser consequência do viver na rua e a falta de acesso aos serviços de saúde.

Objetivo

Relatar ação realizada pelos integrantes da LIACIN (Liga Acadêmica de Infectologia) sobre os modos de prevenção das ISTs para os moradores que vivem em situação de rua em Sobral – CE e auxiliar nas testagens rápidas dessas infecções.

Descrição do caso ou Relato de experiência

No dia 19 de agosto de 2022 (Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua) foi realizada uma ação acolhedora com os moradores em situação de rua no Centro de Apoio a População de Rua (Centro Pop), possuindo como temática principal os direitos dessa população. Inicialmente, foi realizado o acolhimento, com a presença de músicas, comidas, danças e esclarecimentos. Tal logística inicial foi feita para proporcionar um cenário de descontração e alegria, além de enfatizar as dificuldades diárias dessas pessoas. Em um segundo momento, o Centro de Referência em Infectologia de Sobral (CRIS), em parceria com a Liga Acadêmica de Infectologia (LIACIN), proporcionou 4 tipos de exames: teste rápido para HIV, Hepatite B e C e Sífilis com o fito de nortear àqueles que apresentassem qualquer dessas doenças. Foram escolhidos tais exames devido a situação vulnerável de ISTs nessa população, o que levou a ser adotado a distribuição de preservativos como medida preventiva, além de orientações gerais sobre as demais formas de contágio das ISTs.

Discussão

Por conseguinte, é de suma importância o esclarecimento sobre o assunto, uma vez que a medida de prevenção principal é o uso de preservativos. Além disso, os ligantes acolheram e conversaram com o grupo antes e depois da realização dos exames.

Conclusão

Portanto, projetos informativos fazem diferença e podem mudar comportamentos, visto o interesse quanto as informações repassadas e a oportunidade de realizar os testes rápidos e participar do momento de educação em saúde.

Palavras Chave

Infecções Sexualmente Transmissíveis; População de Rua; Infectologia.

Área

HIV-AIDS, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST

Instituições

Centro universitário inta - UNINTA - Ceará - Brasil

Autores

Ana Augusta Rosa e Silva , Andressa Maria Farias de Brito, Francisca Bruna Ponte de Aguiar , Marília Sousa dos Reis