VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

LAINF NEWS: arte e comunicação acessível no combate a notícias falsas sobre COVID-19 e outras doenças infecciosas

Introdução

Entre 2020 e 2021, foram compartilhadas, desenfreadamente, diversas informações sobre a infecção viral, então recém-descoberta, COVID-19. Contudo, nem todos os dados difundidos por veículos de comunicação, redes sociais e aplicativos de mensagens eram verdadeiras, confundindo a população. As notícias falsas, ou “fake news”, tornaram-se um problema de saúde pública a ser enfrentado. Diante destes fatos, os integrantes da Liga Acadêmica de Infectologia da Universidade Estadual do Ceará (LAINF) desenvolveram um projeto de comunicação e arte, o “LAINF NEWS”, para abordar importantes tópicos sobre doenças infecciosas e promover o compartilhamento de notícias confiáveis para minimizar o impacto de notícias falsas sobre COVID-19 e outras doenças infecciosas.

Objetivo

Relatar a experiência do projeto "LAINF NEWS" no combate a notícias falsas sobre a COVID-19 e outras infecções.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Com a detecção da publicação de notícias sobre COVID-19 e de outras doenças infecciosas na mídia digital, os integrantes do projeto realizaram o levantamento acerca do assunto nos principais jornais eletrônicos em busca de matérias já existentes no mesmo contexto. A partir desta busca, foram selecionados os principais tópicos e as dúvidas mais relevantes a serem esclarecidas à comunidade. Para a obtenção de conteúdo científico, foram conduzidas pesquisas nas bases de dados Embase e Medline com a seleção de artigos científicos pertinentes para a elucidação das dúvidas elencadas. A partir das respostas extraídas da literatura científica analisada, foram criadas peças para divulgação digital (“posts”) através da plataforma Canva®, utilizando recursos gráficos, desenhos, imagens e textos com linguagem acessível, associados de maneira lúdica e criativa, para tornar as informações compreensíveis à população geral.

Discussão

Desde janeiro de 2021 foram veiculadas doze publicações do "LAINF NEWS" no perfil da Liga na rede social Instagram®, alcançando 2.830 usuários, 386 curtidas e 94 compartilhamentos até o momento. O público era composto, principalmente, por mulheres e jovens entre 18 e 24 anos. As duas postagens mais compartilhadas foram: "Anvisa aprova uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford" e "Amazonas confirma caso de mucormicose", veiculadas nos dias 18/01/2021 e 02/06/2021, respectivamente.

Conclusão

O "LAINF NEWS" tem contribuído para o combate de "fake news" acerca de doenças infecciosas e, ao mesmo tempo, promovendo o desenvolvimento de habilidades artísticas e científicas em acadêmicos de Medicina.

Palavras Chave

Comunicação científica acessível; Informação científica; Doenças infecciosas; Mídia digital; Habilidades artísticas e de comunicação.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Educação em Infectologia

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Melissa Fiuza Saboya, Júlia de Hollanda Celestino, Lorena Agra Ramos, Timóteo Bezerra Ferreira, Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur