VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

Tratamento de infecção de pele pós-trauma, com uso de nova quinolona

Introdução

Infecções de pele e tecidos moles são entidades clínicas de apresentação, etiologia e gravidade variáveis que envolvem a invasão microbiana das camadas da pele e tecidos moles subjacentes. Uma das apresentações é a infecção de sítio cirúrgico, quando esta ocorre como complicação de uma cirurgia, comprometendo a incisão, tecidos, órgãos ou cavidades manipuladas em até 30 dias pós procedimento cirúrgico ou em até 3 meses, se houver implante de prótese, sendo relacionada à própria cirurgia ou ao curso pós-operatório.

Objetivo

O presente artigo relata o caso de uma paciente submetida a uma artroplastia de ressecção de pequenas articulações, que evoluiu com infecção do sítio cirúrgico, com boa resposta terapêutica ao uso de Delafloxacino.

Descrição do caso ou Relato de experiência

M.D.S.R, 45 anos, feminino, procedente de Fortaleza, portadora de diabetes mellitus tipo 2, com histórico de queda da própria altura em 2020, resultando em dificuldade para deambular, dor, edema e alteração da coloração do pé, tornozelo e perna direita, todos com melhora parcial após uso de sintomáticos, meias compressivas e antibioticoterapia, a qual não foi possível identificar. Em 2021, o edema no pé aos esforços e mudança da coloração do pé retornaram. Em 2022, foi optado pela artroplastia de ressecção de pequenas articulações, sendo realizada dia 25/01/2022. Após 6 dias, evoluiu com febre, edema e hiperemia em região de sítio cirúrgico. Dia 19/08/2022, iniciou o tratamento da infecção pós cirúrgica com o antibiótico Delafloxacino 300mg de 12/12h EV, por 10 dias. Após início da medicação, paciente evoluiu sem febre, redução importante da hiperemia e dor em região operatória e melhora do aspecto da secreção. Como reações adversas, foi relatado náuseas, tontura e tremor após a infusão da medicação.

Discussão

Delafloxacino é um antibiótico bactericida da classe das fluoroquinolonas, que age contra bactérias gram-positivas e negativas, incluindo o Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina. Sua Inibição equipotente de duplo alvo das enzimas bacterianas essenciais topoisomerase IV e II é um dos fatores cruciais que o diferencia em relação a atividade antibacteriana, já que outras fluorquinolonas diferem na sua afinidade de ligação, inibindo de forma mais potente apenas uma das duas enzimas essenciais.

Conclusão

Apesar de introduzido a pouco tempo na prática clínica o uso de Delafloxacino para tratamento de infecções de pele e tecidos moles tem se mostrado promissor a exemplo do caso descrito acima.

Palavras-chave

infecção de sítio cirúrgico. Diabetes. Quinolona. Artroplastia.Delafloxacino

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

nao

Área

Uso de Antimicrobianos e Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)

Instituições

Unichristus - Ceará - Brasil

Autores

Glaydson Assuncao Ponte, Maria Eduarda Mesquita Cavalcante, Natalia Bezerra de Menezes Cruz, Natasha Stephanie Magalhaes Rodrigues