VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

POTENCIAL DO OLEO ESSENCIAL DE CYMBOPOGON CITRATUS (DC) STAPF CONTRA CANDIDA ALBICANS, NA FORMA PLANCTONICA E BIOFILME

Introdução

O Brasil é constituído por uma vasta biodiversidade vegetal, onde destaca-se as ervas de Cymbopogon citratus, popularmente conhecido como capim-santo ou capim-limão. Estudos recentes demostraram que o óleo essencial do C. citratus (OECC) apresenta propriedades antimicrobianas, tornando-o uma alternativa promissora para o tratamento de infecções. As candidemias provocadas por Candida albicans destacam-se devido a grande prevalência em imunossuprimidos e estão associadas a infecções provocadas por formação de biofilmes em dispositivos médicos. Aliado a isso, apresentam frequente resistência a derivados azólicos, e drogas como anfotericina B possui uso clínico limitado devido ao seu efeito nefrotóxico.

Objetivo

O objetivo desse trabalho foi avaliar o potencial do OECC contra C. albicans em estado planctônico e de biofilme.

Método

O OECC foi extraído por hidrodestilação e testado contra C. albicans ATCC 90028 e LABMIC 0102 (isolado clínico, identificado por CHROMagar, Vitek 2 e PCR). Na determinação da concentração inibitória mínima (CIM) utilizou-se o método de microdiluição de acordo com a norma M27-A3 do CLSI. Foram testadas as concentrações de 2,4-2.500 μg/mL do OECC e anfotericina B (0,01–16 μg/mL) foi utilizada como controle. Para determinar a concentração fungicida mínima (CFM) realizou-se subcultura de 10μL dos poços sem crescimento visual, em SDA. A CFM foi a menor concentração que não ocorreu crescimento na subcultura após 48h a 37°C. Na inibição de formação do biofilme foi utilizado de 106 UFC/mL em placa de poliestireno tratada com 2xCIM e RPMI suplementado com glucose 2%. Foi incubada por 48h a 37°C e após esse tempo lavada 3x com salina para remoção de células planctônicas. O biofilme foi avaliado por XTT que quantifica atividade do metabolismo celular. Para isso foram adicionados 100 μL da solução de XTT-menadiona nos poços e incubados no escuro por 2h a 37ºC. O sobrenadante foi transferido para nova placa e realizada a leitura (490nm).

Resultados

No ensaio em células planctônicas obteve-se CIM e CFM de 78,12 e 156,25μg/mL para LABMIC0102 e ATCC90028, respectivamente. Para AMB MIC foi de 1μg/mL para ambas as cepas, comprovando ausência de resistência a AMB, de acordo com o EUCAST. Já no ensaio de XTT os biofilmes de LABMIC0102 e ATCC90028 tratados com 2xCIM obtiveram redução de 58% e 81%, respectivamente.

Conclusão

O OECC apresenta atividade anti-Candida na forma planctônica ou séssil, com potencial para uma posterior aplicação na terapêutica contra infecções provocadas C. albicans.

Palavras Chave

Candida albicans; Biofilme; Óleo essencial.

Área

Infecções Fúngicas

Instituições

Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Ceará - Brasil

Autores

Guilherme Mendes Prado, Francisca Lidiane Linhares de Aguiar, Júlio César Sousa Prado, Pedro Henrique Lima Rodrigues, Ádria Kelvia de Oliveira Lima, Raquel Oliveira dos Santos Fontenelle