Dados do Trabalho
Título
Infecção por citomegalovírus em lactente com desfecho fatal: relato de caso
Introdução
O citomegalovírus (CMV), pertencente à família dos Herpesvírus, é transmitido pelo contato com fômites contaminados ou por via transplacentária. O acometimento em neonatos é comum e representa uma importante causa de morbimortalidade nessa faixa etária. Em imunocompetentes, a infecção pelo CMV raramente cursa com sintomas clínicos graves, havendo poucos casos descritos com envolvimento pulmonar. Uma pequena proporção dos lactentes infectados evoluem para quadros mais graves, com disfunções multissistêmicas, sobretudo distúrbios hepáticos.
Objetivo
Relatar o caso de um lactente com infecção pelo CMV e desfecho clínico insatisfatório, destacando o acometimento do sistema respiratório.
Descrição do caso ou Relato de experiência
Menina, 4 meses de idade, com quadro de febre e tosse seca, foi internada por bronquiolite viral aguda e pneumonia comunitária. Evoluiu com pneumotórax hipertensivo, que foi drenado, havendo sangramento pelo tubo. A paciente cursou com insuficiência respiratória por síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), choque refratário e óbito. Na necropsia, observou-se pulmões com aspecto de SARA, focos de condensação bilateralmente e fígado congesto. À microscopia, verificou-se pulmões com células volumosas, inclusões nucleares basofílicas e halo claro perinuclear, além de denso infiltrado linfohistiocitário, hiperplasia e descamação de pneumócitos, hemorragia, edema e membranas hialinas. Outros achados microscópicos incluíram fígado com microabscessos neutrofílicos, infiltrado inflamatório periportal e esteatose hepática macrogoticular e rins com decapitação do epitélio tubular de revestimento. Constatou-se pneumonia viral devido a infecção por CMV.
Discussão
O CMV pode causar manifestações com ampla variação de gravidade. Apesar da maioria dos lactentes com citomegalovirose ser assintomática, alguns podem apresentar doença que confere risco de vida e de sequelas desfavoráveis. Lactentes com infecção por CMV, em especial os pré-termos, podem manifestar síndrome semelhante à sepse com pneumonia, hepatoesplenomegalia, trombocitopenia e linfocitose atípica.
Conclusão
Este caso demonstra uma evolução incomum de citomegalovirose de diagnóstico desafiador, visto que as infecções pulmonares ocasionadas pelo CMV podem ser negligenciadas. Desse modo, destaca-se a necessidade de considerar a infecção por CMV como uma hipótese diagnóstica frente a um quadro de insuficiência respiratória e disfunção hepática, especialmente na faixa-etária dos lactentes.
Palavras-chave
Citomegalovírus; infectopediatria; hepatite; insuficiência respiratória
Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.
Liga de patologia (LIPAT)
Área
Imunizações e Infectopediatria
Instituições
Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil
Autores
Wilson Sanches Sanches Galas , Mariana Macêdo Militão Mendonça, Maria Carolina Rocha Muniz, José Samuel Pereira Filgueira, Juliana Carneiro Melo , Gabriela Torres Alves de Carvalho , Pedro Mansueto Melo de Souza , João Pedro Feitosa Cajuaz Castro, Stella Maria Macêdo, Rian Vilar Lima