VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO, CARACTERIZAÇAO E AVALIAÇAO DA ATIVIDADE ANTIFUNGICA DE NANOEMULSAO CONTENDO OLEO ESSENCIAL DE LIPPIA SIDOIDES CHAM

Introdução

A busca por produtos alternativos aos agentes antimicrobianos tornou-se um tema relevante na sociedade atual. Os óleos essenciais (OEs) destacam-se por apresentarem estreita relação com atividade antimicrobiana, apesar de serem muito instáveis e sofrerem reações que os degradam. As nanoemulsões (NEs) são dispersões, cujas vantagens conferem uma maior estabilidade que protege o OE da degradação, além de fornecer características físico-químicas melhoradas e liberação controlada.

Objetivo

O objetivo desse trabalho foi desenvolver NEs em diferentes concentrações do OE de Lippia sidoides e realizar suas caracterizações, além de testar esses compostos e o OE livre contra cepas clínicas de Candida albicans.

Método

As NEs foram preparadas com auxílio de um homogeneizador mecânico Ultra-Stirrer, no qual foram obtidas três formulações nas concentrações de 10 mg/mL (NE1), 5 mg/mL (NE2) e 2,5 mg/mL (NE3). Foram avaliadas sua estabilidade visual e pH durante 60 dias. A viscosidade relativa de cada NE foi avaliada nas concentrações de 2,5%, 5%, 10% e 20%, utilizando o viscosímetro de Otswald. O tamanho das partículas das NEs foi analisado por o equipamento Zetasizer/Nanoserie 590. A microscopia óptica foi analisada em objetivas de 40x e 100x, com objetivo de observar a morfologia e homogeneidade dos glóbulos. Os testes de sensibilidade antimicrobianos foram realizados pelo método de microdiluição em caldo para determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Fungicida Mínima (CFM), frente a cepas de C. albicans. Avaliou-se a formação de creaming na NE1 e NE2, após 60 dias.

Resultados

O pH variou de 5,8 a 6,8 (NE1), 5,75 a 6,16 (NE2) e 5,80 a 6,09 (NE3). A NE que apresentou maior viscosidade foi a NE3 seguida pela NE2, o que promove um maior tempo de vida ao produto. A média de tamanhos das partículas que sobressaíram das NE1, NE2 e NE3, foram de 180nm, 182nm e 224nm respectivamente. A microscopia revelou que NE2 apresentou morfologia esférica nas micelas. As cinco cepas testadas quanto a sensibilidade, apresentaram-se susceptíveis contra as NEs com CIM variando de 0,312-0,078 mg/mL (OE), 0,312-0,078 mg/mL (NE1), 0,156-0,078 mg/mL (NE2) e 0,312 (NE3).

Conclusão

As formulações NE2 e NE3 apresentaram-se mais estáveis comparando-se com a NE1, que possui um maior teor de OE. A NE2 apresentou ainda atividade fungistática, além estabilidade termodinâmica e físico-química, e por isso apresenta-se como boa alternativa em formulações antifúngicas aplicadas na saúde.

Palavras Chave

Candida albicans, Nanopartículas, Produtos alternativos

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Sim. Grupo de Biomoléculas (CNPq).

Área

Infecções Fúngicas

Instituições

Universidade Estadual Vale do Acaraú - Ceará - Brasil

Autores

Raquel Oliveira dos Santos Fontenelle, Júlio César Sousa Prado, Guilherme Mendes Prado, Pedro Henrique Lima Rodrigues, Joice Farias Nascimento, Taysse Holanda, Francisca Lidiane Linhares Aguiar, Erika Helena Salles Brito, Carolina Sidrim Paula Cavalcante, Flávia Oliveira Monteiro Silva Abreu