Dados do Trabalho
Título
INTERVENÇOES EDUCATIVAS SOBRE DOENÇAS INFECCIOSAS REALIZADAS JUNTO A POPULAÇAO EM SITUAÇAO DE RUA - RELATO DE UMA EXTENSAO UNIVERSITARIA.
Introdução
A População em Situação de Rua (PSR) possui em comum, dentre outras características, a condição de pobreza e a falta de habitação convencional regular. Tal situação expõe esse grupo a fatores de risco, como a redução do acesso a serviços de saúde e saneamento básico, tornando a PSR mais suscetível ao contágio de doenças infecciosas. Assim, a educação em saúde é uma ferramenta efetiva para a realização de ações de prevenção e combate a esses agravos, já que, por meio dela, a PSR pode adquirir conhecimento e autonomia para identificar sintomas de infecções e buscar o serviço de saúde quando preciso.
Objetivo
Relatar a vivência dos integrantes do projeto “Educação em Saúde das Doenças Infecciosas com a População em Situação de Rua” do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento de intervenções educativas para a PSR.
Descrição do caso ou Relato de experiência
Nos meses de abril a setembro de 2022, os 4 integrantes do projeto realizaram uma ação por mês, com duração em torno de 1 hora e participação média de 30 pessoas em situação de rua, totalizando 6 encontros, no Centro de Referência Especializado em PSR. O espaço localiza-se em Fortaleza/CE e oferece serviços de higiene pessoal, alimentação e assistência social a essa população. Em cada encontro, uma infecção diferente foi abordada por meio de uma dinâmica no formato de "perguntas e respostas", em que os discentes buscaram valorizar o conhecimento prévio da PSR ao deixá-la expressar o que sabia sobre cada infecção discutida, ratificando as informações verdadeiras e corrigindo as erradas. As doenças discutidas foram dengue, chikungunya, sífilis, gonorréia, hepatites e monkey pox, com ênfase em seus sintomas, prevenção, transmissão e tratamento. Para tornar a ação lúdica, brindes e materiais de promoção à saúde foram entregues durante a dinâmica.
Discussão
A equipe percebeu que muitos indivíduos possuíam uma compreensão preexistente sobre doenças infecciosas, contrapondo-se à ideia de que a PSR possui pouca ou nenhuma instrução sobre temas da área da saúde. Além disso, os estudantes obtiveram maior conhecimento na área da Infectologia, já que precisaram estudar os assuntos antes de realizar cada intervenção. Ainda, o grupo adquiriu habilidades comunicativas ao aprender a utilizar uma linguagem adequada com o público-alvo e ao ter cuidado na elaboração de discursos, evitando frases discriminatórias.
Conclusão
Assim, a vivência retratada no presente trabalho contribuiu para a formação humana e profissional dos estudantes frente à uma população vulnerável.
Palavras Chave
Educação em saúde. Infectologia. Pessoas em Situação de Rua.
Área
Educação em Infectologia
Instituições
Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
Natália Ponte Fernandes, Emanuel Victor Da Silva Lima, Maria Clara Da Costa Fernandes, Timóteo Bezerra Ferreira, Gisele Maria Melo Soares Arruda