VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

Assistência multidisciplinar voltada à Pessoa Vivendo com HIV/AIDS: Um relato de experiência

Introdução

Apesar dos avanços em relação ao tratamento do HIV, a doença ainda representa uma quantidade significativa de óbitos, sendo fortemente influenciado pelo diagnóstico tardio. Desde seu surgimento, a AIDS foi uma doença que tomou diversas proporções, tanto no âmbito da saúde pública, como por questões sociais e culturais. Diante disso, percebe-se uma necessidade de um saber integrado de uma equipe multiprofissional para atuar junto a essas pessoas, como uma forma de construção de soluções compartilhadas.

Objetivo

Este trabalho tem o objetivo de descrever sobre a experiência de atuação de uma equipe multiprofissional em um caso de Pessoa Vivendo com HIV/AIDS em um hospital de doenças infectocontagiosas de referência.

Descrição do caso ou Relato de experiência

O caso foi de um homem de 37 anos, proveniente de Fortaleza, recém diagnosticado com HIV, já em estágio de AIDS, e com várias outras infecções oportunistas com acometimento neurológico e que foi acompanhado pela equipe de residentes composta por um enfermeiro, uma fisioterapeuta, uma nutricionista e uma psicóloga. Após longo período de internação e diante da gravidade do quadro, a doença passou a ser de extensa ameaçadora de vida. Diante disso, a intervenção da equipe multi juntamente com a equipe de cuidados paliativos foi de proporcionar maior conforto e alívio de sintomas latentes, estimulando a expressão do paciente, conforme fosse possível. Houve ainda discussão do caso, onde realizou-se a adaptação de ações de casa ênfase profissional para atuação junto ao paciente. Além disso, buscou-se realizar um trabalho com a família do paciente, em especial a mãe que foi sua principal rede de apoio.

Discussão

A partir das intervenções, observou-se o estabelecimento de vínculo muito potente entre a tríade paciente/equipe/família, proporcionando diversos benefícios para a condução do caso. O desenvolvimento de atendimento multi permitiu constatar a importância do trabalho em equipe para atuar junto às necessidades do paciente. Ao introduzir esses cuidados, é imprescindível que tenha claramente o mesmo objetivo, o de melhora da clínica do usuário, assim como o envolvimento de todas as pessoas participantes desse processo.

Conclusão

Portanto, reitera-se, a importância de uma equipe multi, com sua diversidade de atuações, para a planejamento, implementação e avaliação concreta de ações junto ao paciente de forma personalizada, para, assim, obter a melhora do caso.

Palavras Chave

HIV. Equipe multiprofissional. Saúde pública.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

HIV-AIDS, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST

Instituições

Escola de Saúde Pública - Ceará - Brasil

Autores

Aryadna Albuquerque Costa, Richardson Lopes Bezerra, Brenna Costa da Silva, Laura Lúcia Gonçalves Macatrão de Sousa Freitas