VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR LEPTOSPIROSE ATENDIDOS EM HOSPITAL REFERENCIA DE DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS DO CEARA.

Introdução

A leptospirose, doença infecciosa aguda potencialmente grave, é causada por uma bactéria do gênero Leptospira. Patógenos infecciosos podem ser transmitidos ao homem por animais de diferentes espécies (suínos, roedores, cães e bovinos). O microrganismo tem a capacidade de sobreviver nos rins de animais infectados sem causar sintomas e, no ambiente, pode sobreviver por até seis meses após a eliminação na urina. Apesar de historicamente ser descrita como uma doença rural, hoje atinge um número crescente de populações urbanas. A doença está associada tanto a condições comportamentais quanto socioambientais, e ocorre com frequência em áreas pobres de países em desenvolvimento com altos níveis de desigualdade social, causando enormes prejuízos sociais e econômicos.

Objetivo

Identificar o perfil epidemiológico de pacientes acometidos por Leptospirose, atendidos em hospital referência de doenças infectocontagiosas do Ceará, entre o período de 01/06/2015 a 01/06/2022.

Método

Estudo de caráter epidemiológico descritivo, de abordagem quantitativa sobre os casos confirmados de leptospirose atendidos no hospital de doenças infectocontagiosas do Ceará. Os dados foram coletados mediante acesso a Unidade de Vigilância Epidemiológica (UVE), de forma online no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Para levantamento de estatísticas foi utilizado o Google Sheets.

Resultados

Através das análises de dados, evidenciou-se que a maior prevalência foi no sexo masculino com 78% dos casos, e no sexo feminino 22%. Em relação à faixa etária, nesse intervalo de tempo, a maior ocorrência foi entre as idades de 20-34 anos, equivalente a 29,1%. Sobre a cura da doença, alcançou 86,6% entre os anos, o total de óbitos notificados 4,7%, e casos notificados que o óbitos sucedeu-se por outras causas, 8,6%.

Conclusão

Portanto, diante dos resultados colhidos, se faz necessário estratégias que melhorem o acesso a profilaxia da leptospirose, intervindo também, com medidas que elucidem e reforcem sobre as condutas pessoais de prevenção, destacando-se a educação em saúde. Ademais, é imprescindível fortalecer a esfera estado que é de seu dever público, proporcionar ao sujeito o saneamento básico e infraestrutura adequada, para assim, reduzir as incidências e óbitos por leptospirose.

Palavras Chave

Leptospirose; Epidemiologia; Saúde Coletiva.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Infecções Bacterianas

Instituições

Residente de Infectologia / Hospital São José - Ceará - Brasil

Autores

Brenna Costa da Silva, Laura Lúcia Gonçalves Macatrão de Sousa Freitas, Aryadna Albuquerque Costa, Richardson Lopes Bezerra, Raquel Martins Mororó, Antônia Rosileide Pinheiro, Madalena Isabel Coelho Barroso