VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

IMPLANTAÇAO DE UMA COMISSAO DE CONTROLE DE INFECÇAO EM UM SERVIÇO DE ATENÇAO DOMICILIAR NO AMBITO DA SAUDE SUPLEMENTAR: RELATO DE EXPERIENCIA.

Introdução

Operadoras de saúde (OS) têm incorporado a Atenção Domiciliar (AD) como resposta à crescente prevalência de pacientes complexos e pacientes críticos crônicos hospitalizados. A legislação vigente determina a constituição de uma Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS). Gestores adotam inicialmente postura cautelosa devido aos crescentes custos em saúde, mas a literatura indica que a constituição de uma comissão de controle de infecção contribui para a sustentabilidade institucional.

Objetivo

Relatar a experiência de implantação de um Programa de Prevenção e Controle de Infecções e Efeitos Adversos (PCPIEA) e a constituição de uma CCIRAS em um Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de uma OS, no âmbito da saúde suplementar.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Após expandir seu SAD para acomodar a demanda aguda decorrente da necessidade de aumento de rotatividade de leitos hospitalares na pandemia de COVID-19, a OS começou a implementar um PCPIEA diante da admissão de pacientes críticos crônicos e pacientes com doenças neuromusculares. Esses dois grupos de pacientes apresentam grau de complexidade clínica com necessidade de incorporação de tecnologias de alto custo ao SAD, além disso, apresentam maiores incidências de intercorrências infecciosas no decorrer do acompanhamento, com freqüentes antibioticoterapias e necessidades de re-hospitalizações. Adicionalmente, a hospitalização prolongada se associou à incidência de colonização por germes resistentes aos esquemas de antimicrobianos tipicamente utilizados na AD, que são direcionados para infecções adquiridas na comunidade. Uma análise longitudinal e retrospectiva do contexto epidemiológico, sanitário e financeiro do SAD, com comparação entre o último semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022, culminou na elaboração de um projeto de intervenção. O projeto foi aprovado pela coordenação do SAD e pela gerência assistencial da OS ainda no final de 2021, mas a formalização da implantação de um PCPIEA e a constituição de uma CCIRAS pela presidência da OS ocorreu somente no segundo semestre de 2022, pois os custos iniciais de estruturação de uma CCIRAS despertaram postura cautelosa e necessidade de planejamento financeiro pela operadora.

Discussão

A legislação vigente determina a constituição de uma CCIRAS em SAD na saúde suplementar, mas os custos de implantação encontram resistência inicial decorrente do planejamento financeiro.

Conclusão

O diagnóstico situacional do SAD foi uma estratégia para superar as barreiras iniciais.

Palavras Chave

Serviços de Assistência Domiciliar; Setor de Saúde Suplementar; Programa de Controle de Infecção Hospitalar;

Área

Miscelânea

Instituições

Unimed Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Breno Augusto Cardoso Barroso