VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DE PRATICAS EXTRACURRICULARES EM INFECTOLOGIA PEDIATRICA PARA A FORMAÇAO DISCENTE - RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A formação médica baseada nos problemas e nas necessidades em saúde da população, com a utilização de métodos ativos, como as práticas assistidas, permite uma melhor compreensão dos conteúdos de aprendizagem, o que melhora a qualidade da formação profissional. Em relação à Infectologia, o ensino médico brasileiro limita esse aprendizado a apenas um período curto, principalmente no que tange a doenças infecciosas em crianças, apesar de sua incidência ser elevada e estar presente no cotidiano dos profissionais da saúde. Assim, a possibilidade de expandir o contato com essa área, ainda no período da graduação, torna-se relevante.

Objetivo

Apresentar a experiência de estudantes do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará durante as atividades extracurriculares práticas no ambulatório de Infectologia Pediátrica do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Dos meses de abril a setembro de 2022, os membros da Liga Acadêmica de Infectologia vivenciaram práticas extracurriculares, que ocorreram com a frequência de duas vezes por semana. Cada integrante da liga teve a oportunidade de acompanhar uma especialista em infecções pediátricas. Inicialmente, os alunos coletavam a história juntamente com um interno e, após, repassavam as informações para a médica, a qual avaliava a situação e realizava a conduta. Ao final, havia a discussão do caso, em que a profissional apresentava considerações importantes, como a escolha de palavras adequadas ao dirigir-se aos acompanhantes e pacientes no momento da consulta, a melhor conduta e as formas de tratamento e de prevenção da infecção. Dentre as doenças infecciosas abordadas durante os encontros, estavam: sífilis congênita, toxoplasmose congênita, citomegalovírus congênito e HIV.

Discussão

A experiência ambulatorial contribuiu para o processo de aprendizagem dos ligantes, os quais aprenderam a reconhecer manifestações clínicas de diversas infecções na infância e a realizar a conduta adequada frente à situação. Além disso, a maneira acolhedora e humanizada que a profissional se portava diante dos pacientes e de seus acompanhantes favoreceu o entendimento dos estudantes sobre a importância de agir com sensibilidade e empatia diante de diagnósticos graves de difíceis tratamentos.

Conclusão

Logo, a partir do acompanhamento no serviço de Infectologia Pediátrica, houve a maior aquisição de conhecimento na área e a capacidade de vivenciar uma prática médica humanizada, contribuindo para a formação profissional dos ligantes.

Palavras Chave

Infectologia Pediátrica. Práticas ambulatoriais. Estudantes de Medicina.

Área

Educação em Infectologia

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Natália Ponte Fernandes, Diego Oliveira Maia, Larissa Ciarlini Varandas Sales, Maria Clara da Costa Fernandes, Tayanne Silva Sampaio, Michelle Rodrigues Pinheiro