VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇAO DE INSTAGRAM INTERATIVO-INFORTAMATIVO ACERCA DE HIV E AIDS: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

No atual contexto brasileiro, os conhecimentos acerca da infecção pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) avançaram drasticamente se comparados ao momento do seu surgimento. Todavia, a falta de informações sobre essa temática ainda gera estigmas e preconceitos contra portadores do vírus. Sabendo da importância do conhecimento acerca de HIV e AIDS e visando a mitigação dessa problemática, foi criada por 4 estudantes de Medicina, uma página no Instagram com o objetivo de disseminar informações essenciais, sanar dúvidas e mitigar mitos acerca do vírus e da síndrome.

Objetivo

Relatar a experiência de acadêmicos de Medicina ao gerirem uma conta do Instagram para compartilharem informações acerca do vírus do HIV e da AIDS

Descrição do caso ou Relato de experiência

A atividade da conta do Instagram se deu entre os meses março e junho de 2022 por 4 estudantes de Medicina orientados por uma professora infectologista capacitada acerca da temática. Inicialmente, tinha-se como objetivo atingir como público-alvo apenas pacientes HIV positivos atendidos pelos alunos nas unidades de saúde, porém tal ferramenta digital disseminou-se positivamente e também foi acessada pelos contactantes e pacientes com interesse no assunto. Diante do exposto, foram elaboradas postagens, quizzes, vídeos curtos e espaços para os seguidores sanarem suas dúvidas. Dentre os temas abordados estão: a diferença entre HIV e AIDS, o que é carga viral e linfócitos TCD4+, mitos e verdades acerca do HIV e formas de prevenção. Quanto aos resultados numerológicos, obteve-se um total de 115 seguidores, 2765 contas alcançadas e 546 com o conteúdo publicado. Quanto à distribuição epidemiológica, observou-se que mulheres (75,9%) foram as que mais acessaram a página e a grande maioria do público alvo era da cidade Fortaleza (68,2%).

Discussão

Destarte, considera-se que a utilização de publicações sobre as temáticas de HIV e AIDS, na plataforma do Instagram, possui extrema relevância para o público leigo e principalmente para os que convivem com vírus, que são instigados à busca ativa do conhecimento para mitigar dúvidas próprias, assim como para posterior compartilhamento com outras pessoas HIV positivas.

Conclusão

Portanto, esse meio de divulgação é uma importante forma de propagação de conteúdos acerca do vírus HIV, colaborando para melhor qualidade de vida dos pacientes, favorecendo a propagação de informações verídicas e quebra de paradigmas acerca da doença.

Palavras Chave

HIV; AIDS

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

HIV-AIDS, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST

Instituições

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - Ceará - Brasil

Autores

PEDRO HUGO DE SOUSA SAMPAIO, GABRIELA TORRES ALVES DE CARVALHO, NATHALIA ARAÚJO DE ARAGÃO, MARIA ISABEL DE ARAÚJO FERREIRA