VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

AS PESSOAS QUE VIVEM COM HIV(PVHIV) E OS DESAFIOS NO ACESSO AOS BENEFICIOS ASSISTENCIAIS EM TEMPOS DE ERA DIGITAL.

Introdução

A Aids é uma doença, com alto potencial de controle, mediante a realização da TARV. No entanto, ainda temos muitos desafios, apesar da disponibilidade de tratamento. O preconceito ainda perpassa a vida nas relações afetivas, familiares e sociais. A vulnerabilidade social também está no perfil das PVHIV. O Serviço Social tem atendido usuários no ambulatório do Hospital São Jose com dificuldades de acesso as plataformas digitais para requerimentos e cadastros, em especial dos benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pois este órgão modernizou as formas de acesso, o qual gerou exclusão para esse público.

Objetivo

Apresentar as dificuldades da PVHIV no acesso aos benefícios sociais na Era digital e as mediações realizadas pelo Serviço Social para esse enfrentamento, no ambulatório do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ).

Descrição do caso ou Relato de experiência

No ambulatório do HSJ, se iniciou durante a pandemia COVID-19, uma grande demanda de pacientes com dificuldades de acessar benefícios, pois as solicitações, requerimentos, entraram na Era digital e grande parte dos usuários não têm acesso aos meios digitais. Assim, profissionais Assistentes Sociais contribuíram para a viabilização de acesso aos direitos, no intuito de reduzir as desigualdades e contribuir na adesão ao tratamento de PVHIV. A tecnologia trouxe barreiras, pois ter um notebook, smartphone era um consumo distante para eles. As PVHIV carregam o direito de não compartilhar o diagnóstico devido o medo do preconceito e o estigma. Buscar ajuda, mesmo de familiares, constituía um grande desafio e sofrimento. As intervenções do Serviço Social têm início com acolhimento e escuta dessas demandas, logo após, esclarecimento sobre critérios de acesso e o perfil de pacientes para requerer o beneficio. Assessoramos no cadastro da plataforma “Meu INSS”, agendamentos das perícias, encaminhamentos para equipamentos e providências de documentos civis.

Discussão

Dessa forma, a escuta qualificada e o atendimento social foram determinantes para a garantia do requerimento do Benefício assistencial e o acesso à qualidade de vida para aqueles incapacitados para atividades laborais.

Conclusão

O atendimento vinculado dos profissionais, com amplitude em todas as dimensões que perpassam a vida da PVHIV no serviços de saúde, favorecem o sucesso no tratamento e o cuidado integral.

Palavras Chave

HIV, Benefícios, Era Digital,

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Área

HIV-AIDS, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST

Instituições

Hospital São José[e de Doenças Infecciosas - Ceará - Brasil

Autores

Laurinete Sales de Andrade, Luzilene Moreira Nogueira, Ticiane Gomes de Siqueira