VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

SINDROME PRE-ECLAMPSIA LIKE POS-COVID: RELATO DE CASO

Introdução

Em março de 2020 iniciou-se a pandemia pelo vírus Covid-19. A pré-eclâmpsia (PE) é definida como uma manifestação de hipertensão arterial e proteinúria após a 20a semana de gestação, quando anteriormente a gestante se apresentava normotensa. Assim foi descrita na literatura uma síndrome inflamatória provocada pela COVID-19 semelhante a Pré-Eclâmpsia (PE LIKE) e evidenciou-se que essa compartilha com a PE sinais e sintomas. Além disso, como a característica da PE é a disfunção endotelial, a infecção por Covid-19 durante a gravidez pode reproduzir a disfunção microvascular.

Objetivo

Apresentar caso de suspeita de síndrome pré-eclâmpsia like pós-covid, em paciente acompanhada em diversos setores de saúde.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Mulher branca 35 anos, ASA 1, caso de Covid-19 confirmado com PCR em maio de 2020, sem comorbidades, abriu quadro com 12 semanas de idade gestacional (IG) com cefaleia incapacitante descrita pela mesma como pior cefaleia da vida e hipertensão arterial sustentada de pressão sistólica de 180 a 160 e diastólica de 120 a 80 com difícil controle mesmo com otimização e associação da terapia medicamentosa. Acompanhada por diversas especialidades médicas sem obter diagnóstico. Exames laboratoriais para pré-eclâmpsia persistentemente negativos. Com 23 semanas de IG surgiu disautonomia com variações abruptas da pressão arterial após alimentação chegando a ter queda de mais de 40% da pressão sistólica pós-prandial com sintomas como tontura, sudorese e náusea. Gestação encerrada com IG de 30 semanas sob anestesia geral e cesárea de urgência com pressão arterial 240 x 130 mesmo com cinco medicações em doses máximas. Cerca de 8 semanas após o fim da gestação os sintomas desapareceram.

Discussão

A infecção por COVID-19 tem o mesmo mecanismo fisiopatológico da PE, baseada na disfunção cardiovascular e imunológica. Na PE a lesão endotelial é bem característica, mas a infecção por COVID-19 na gravidez reproduz um estado de disfunção microvascular, anormalidade da coagulação e danos a células endoteliais. Uma forma de diferenciação entre PE e PE-like síndrome é através da relação sFlt-1/PlGF, do IPAUt, mas são parâmetros que não estão disponíveis em todos os serviços no Brasil, dificultando o diagnóstico e conduta adequada.

Conclusão

Portanto são necessários novos estudos para compreender como a infecção pelo COVID-19 se relaciona com a PE durante o período gestacional, visto que a literatura ainda é escassa sobre o tema.

Palavras-chave

Covid-19, pré-eclâmpsia, gestação.

Área

Covid-19

Instituições

Hospital São José de Doenças Infecciosas - Ceará - Brasil

Autores

Amanda Pinheiro Ibiapina, Leonardo de Albuquerque Rocha, Isabella Santos Tomaz, Isabelle Girão de Oliveira Lima, Lícia Câmara Diógenes Bastos, Camile Feijó de Andrade, Ana Laís Mota de Freitas, Jorgiana Lima Galvão, Francisca Magna Prado Bezerra, Carlos Alfredo de Carvalho Neto