Dados do Trabalho
Título
CANCRO DE TUBERCULOSE POR INOCULAÇAO EXOGENA EM ACIDENTE DE TRABALHO NO ANO DE 2019: RELATO DE CASO
Introdução
A tuberculose cutânea (TBC), entre as suas diversas apresentações, tem a TB exógena causada por inoculação (cancro tuberculoso e TB verrucosa cutis). Tal apresentação clínica pode se mostrar semelhante a várias dermatoses, dificultando o diagnóstico. O tratamento é semelhante ao esquema padrão da TB típica, com as drogas isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol (RIPE).
Objetivo
Apresentar um caso de TB cutânea com formação de cancro em um paciente vítima de acidente de trabalho acompanhado no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) na cidade de Fortaleza-CE.
Descrição do caso ou Relato de experiência
Homem branco, 51 anos, sem comorbidades informava que no dia 10 de outubro de 2019, durante necropsia no Serviço de Verificação de Óbitos sofreu acidente perfuro cortante no 2o. e 3o. quirodáctilos esquerdo, relatava que o material havia sido previamente utilizado em cadáver com TB miliar (meningite purulenta e lesões em múltiplos órgãos onde o estudo histopatológico evidenciou arranjos granulomatosos com necrose caseosa). Realizou, no mesmo dia, sorologia para sífilis, HCV, HbsAg e HIV, todas de resultado negativo. Nove dias após o acidente evoluiu com sinais flogísticos e ulcerações na área afetada, no 34o. dia pós acidente foi internado no Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira devido a dactilite purulenta complicada, iniciado esquema com Clindamicina e Ceftriaxona por 7 dias, sem melhora foi então encaminhado para emergência do HSJ para avaliação, onde foi realizado exames na secreção (cultura para germes piogênicos, micobactérias e fungos sendo todos negativos ), PPD resultado de 30mm. Visto a não melhora com a antibioticoterapia já citada e PPD de 30mm, foi iniciado o esquema para Tuberculose com RIPE, o mesmo evoluiu com melhora clínica, recebendo alta hospitalar após 1 semana do início do esquema. Seis meses após o início do esquema RIPE paciente evoluiu com cicatrização completa da lesão.
Discussão
Portanto o caso relatado apresenta-se como TBC com formação de cancro por inoculação exógena, com diagnóstico a partir da clínica sugestiva, da história de contaminação com cadáver de laudo confirmatório para TB miliar e da resposta terapêutica efetiva com o uso do RIPE.
Conclusão
Dessa forma, tal relato possibilita orientar condutas médicas em casos semelhantes, uma vez que a TBC com cancro tem uma epidemiologia rara e uma apresentação clínica bem diversificada, otimizando o tratamento e resolução clínica.
Palavras-chave
Tuberculose, cancro, inoculação exógena
Área
Micobacterioses
Instituições
Hospital São José de Doenças Infecciosas - Ceará - Brasil
Autores
Lícia Câmara Diógenes Bastos, Beatriz Mota Rios, Arthur Meneses Bezerra, Thais Sales Martins Bandeira, Jorgiana Lima Galvão, Luanna Sabino Sousa, Leonardo Albuquerque Rocha, Isabella Santos Tomaz, Isabelle Girão Oliveira Lima, Andrea Pinheiro Moraes Brandão