VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

APRESENTAÇAO INCOMUM DE TUBERCULOSE CUTANEA PERINEAL ULCERATIVA EM PACIENTE JOVEM: RELATO DE CASO

Introdução

A tuberculose (TB) cutânea é uma forma rara de infecção causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Apresenta-se frequentemente como úlcera única, dolorosa e eritematosa. As formas mais comuns são: escrofluoderma (acometendo pescoço, axilas ou virilha) e lúpus vulgar (ocorrendo por disseminação linfática ou hematogênica). O diagnóstico é obtido por biópsia da lesão para estudo histológico. Seu tratamento segue as mesmas recomendações da TB típica.

Objetivo

Apresentar um caso de TB cutânea ulcerativa em um jovem de 17 anos, aprimorando o entendimento em relação à essa condição.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Masculino, 17 anos, natural de Fortaleza e procedente de Caucaia, foi admitido com quadro de úlcera perineal infectada sem causa definida. Apresentava calendário vacinal completo e atualizado, informava que a irmã de 18 anos estava realizando tratamento para uma recidiva de TB pulmonar. Ao exame físico, na região perineal observava-se úlcera com 5 cm de diâmetro com bordos bem delimitados, violáceo, indolor, drenando secreção purulenta e com presença de pequena coleção subcutânea. Foi realizada cultura para germes piogênicos com positividade para Staphylococcus aureus, também foi feito ultrassom da coleção perineal, que apresentava imagem com debris fusiformes com volume de 8mL. Inicialmente, foi tratado com Clindamicina (40mg/kg/dia) por 10 dias e Metronidazol (30mg/kg/dia) durante 5 dias, além de sintomáticos. Após essa conduta, o paciente foi submetido a biópsia de pele, que demonstrou processo inflamatório crônico granulomatoso, e ao PPD, que foi 18mm. Também foi feita a partir da amostra de 8 mL pesquisa de BAAR, a qual foi positiva. Foi iniciado rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol (RIPE) no 13o. dia após a admissão, com evolução estável e alta hospitalar. Sendo, assim, orientado a continuar o tratamento via ambulatorial onde após 6 meses do início do tratamento apresentou cura clínica da lesão.

Discussão

Relatamos o caso de TB cutânea ulcerativa em um paciente que habita uma região endêmica. O diagnóstico foi realizado por meio da pesquisa de BAAR, PPD, e biópsia da lesão. Em relação ao tratamento, foi utilizado o esquema básico de 6 meses para TB (2 meses com RIPE e 4 meses com RI). O tratamento foi eficaz e essencial para evitar sequelas ao paciente.

Conclusão

Portanto, tal relato possibilita orientar condutas médicas em casos semelhantes, uma vez que a TB perineal ulcerativa tem uma epidemiologia rara e uma clínica característica, otimizando o tratamento e resolução clínica.

Palavras-chave

Tuberculose, infecção, úlcera.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Micobacterioses

Instituições

Hospital São José de Doenças Infecciosas - Ceará - Brasil

Autores

Luanna Sabino de Sousa, Ana Laís Mota de Freitas, Jorgiana Lima Galvão, Camile Feijó de Andrade, Beatriz Mota e Rios, Arthur Meneses Bezerra, Thais Sales Martins Bandeira, Amanda Pinheiro Ibiapina, Andrea Pinheiro de Moraes Brandão, Gláucia Maria Lima Ferreira