VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

INSUFICIENCIA DE ESFORÇOS NA BUSCA ATIVA PARA DETECÇAO DE DIAGNOSTICOS DE HANSENIASE NA ATENÇAO PRIMARIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A hanseníase é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, tem tropismo por nervos periféricos, pele e mucosa do trato respiratório superior, podendo causar lesões cutâneas até neuropatia periférica. Sua progressão pode gerar deficiências, sendo seu diagnóstico e tratamento precoces essenciais para evitar incapacidades físicas.

Objetivo

Relatar a experiência de estudantes de Medicina em uma Unidade de Atenção Básica de Saúde (UBS) de Fortaleza buscando sensibilizar profissionais da saúde sobre a importância da busca ativa em diagnósticos de hanseníase.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Por demanda espontânea, uma paciente buscou assistência na UBS por sinais iniciais de hanseníase devido conhecimento prévio sobre a doença: seu filho foi diagnosticado e tratado na UBS, repassando informações à mãe. O atendimento foi realizado por estudantes de medicina com supervisão de médica preceptora. A paciente foi diagnosticada com hanseníase e a partir dela outros 5 contactantes foram convocados. Um teve o diagnóstico confirmado. O esforço da médica em descrever detalhadamente os contactantes e repassá-los aos seus agentes comunitários de saúde (ACS) despertou nos alunos curiosidade em saber como era o manejo da doença na UBS. A partir de informações da sala de situação da unidade, os alunos perceberam: escassez de busca ativa dos contactantes, descrição restrita dos contatos e prevalência de apenas uma das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nos diagnósticos. Decidiram intervir sensibilizando os profissionais da saúde sobre tal realidade. Aos ACS, presencialmente, apresentaram uma breve epidemiologia sobre hanseníase e aplicaram um questionário analisando seus conhecimentos prévios da doença e um caça-palavras. No jogo, foi explicado porquê cada um dos termos se relacionava com a doença e com a importância da busca ativa. Aos médicos e enfermeiros, pelo Google Forms, aplicaram um quiz autorreflexivo sobre seus esforços e atuações nos diagnósticos de hanseníase. Ao final, foi-lhes feito um convite para que contribuíssem com a erradicação da doença.

Discussão

A partir da busca ativa dos contatos, notou-se a importância do trabalho em equipe de ESF para o diagnóstico precoce e instituição do tratamento em tempo hábil.

Conclusão

Tal experiência suscitou nos acadêmicos uma reflexão a respeito do futuro trabalho em Atenção Primária à Saúde, que também envolve vigilância epidemiológica, possibilitando detecção precoce da hanseníase e quebra de sua cadeia de transmissão.

Palavras Chave

Hanseníase; Micobacteriose; Mycobacterium leprae

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Micobacterioses

Instituições

Unifor - Ceará - Brasil

Autores

Anne Rafaelle Linhares Moreno, Nestor Lemos Ferreira, José Gladstone Castro Neto, Beatriz Bezerra de Sousa , Ana Paula do Nascimento Monteiro Barros Rafael