VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

CARACTERISTICAS DEMOGRAFICAS, CLINICAS E EPIDEMIOLOGICAS DE PACIENTES ENCAMINHADOS VIA CENTRAL DE REGULAÇAO ESTADUAL PARA HOSPITALIZAÇAO EM HOSPITAL TERCIARIO DE DOENÇAS INFECCIOSAS NO CEARA

Introdução

O sistema de regulação do Estado do Ceará foi criado com base na Política Nacional de Regulação, instituída pela Portaria GM/MS Nº 1559/2008. Tem como objetivos apoiar a organização do sistema de saúde brasileiro, qualificar a atenção e o acesso da população às ações e aos serviços de saúde. O sistema otimiza os recursos disponíveis, reforça a priorização do acesso e dos fluxos assistenciais no âmbito do SUS.

Objetivo

Descrever as características demográficas e epidemiológicas de pacientes regulados a partir de outros hospitais da rede de saúde do Estado do Ceará para um hospital terciário de doenças infecciosas.

Método

Além dos dados dos pacientes estarem registrados em software do Sistema de Regulação Estadual, as informações dos pacientes regulados para o hospital são sistematicamente registrados em planilhas desde Maio de 2022 pelo Núcleo Interno de Regulação. Essas informações (gênero, idade, origem, motivo da transferência, diagnóstico inicial e complexidade necessária para suporte do paciente) foram compiladas e analisadas, referentes ao período de Maio a Agosto de 2022.

Resultados

Nos meses analisados, um total de 223 pacientes foram aceitos para internação, via central de regulação de leitos. A maioria dos pacientes (n=143; 64%) era do sexo masculino, e a mediana de idade foi de 53 anos. Os pacientes foram provenientes de todas as superintendências regionais de saúde do Estado: Fortaleza (78%), Sertão Central (10%) e Litoral Leste/Jaguaribe (9%), Norte (2%) e Cariri (1%). Os diagnósticos mais frequentes foram COVID (n=96; 44%), SIDA (n=56; 25%), tuberculose (n=19; 9%) e dengue (n=12; 5%). Um total de 131 (59%) pacientes foram para unidade de terapia intensiva, e 85 (38)% para enfermaria. Sete (3%) pacientes não foram internados e receberam alta após avaliação na emergência.

Conclusão

A implantação do sistema de regulação permite célere transferência de pacientes com doenças infecciosas de várias regiões do Estado, muitos dos quais são pacientes graves que necessitam de terapia intensiva. A quase totalidade dos pacientes realmente tinha indicação de internação.

Palavras Chave

regulação de leitos; central de regulação; hierarquização; regionalização

Área

Miscelânea

Instituições

Hospital São José de Doenças Infecciosas - Ceará - Brasil

Autores

Madalena Quinto de Azevedo, Francisca Luana Coutinho Freitas, Ana Glaucia da Silva Correia, Rafael Nogueira Abrante, Ana Danielle Tavares da Silva, Christianne Fernandes Valente Takeda, Magda Moura de Almeida, Luiz Guilherme Pinheiro Costa, Tania Mara Silva Coelho, Lauro Vieira Perdigão Neto