Dados do Trabalho
Título
ANALISE DA RESISTENCIA A DROGAS DE PRIMEIRA LINHA EM PACIENTES COM TUBERCULOSE
Introdução
A tuberculose é uma doença infecciosa causada majoritariamente pela inalação de partículas em suspensão que contenham a Mycobacterium tuberculosis. Com o advento da cura dessa enfermidade, cresceu a negligência social diante da importância do tratamento. Certamente, a duração de, no mínimo, seis meses da terapia antimicrobiana é um quesito que influencia o abandono. Lamentavelmente, o efeito dessa ação é a resistência aos medicamentos de primeira linha, como isoniazida (INH), rifampicina (RIF), pirazinamida (PZA) e etambutol (EMB).
Objetivo
Analisar a resistência a drogas de primeira linha em pacientes com tuberculose confirmados no Ceará nos anos de 2018 a 2021.
Método
Os dados sobre os casos de resistência a tuberculose notificados pelo SINAN entre 2018 e 2021 no Ceará foram coletados no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) em setembro de 2022.
Resultados
No ano de 2018, 2,09% dos indivíduos acometidos pela tuberculose passaram a resistir aos efeitos dos drogas de primeira linha. Em 2019, essa porcentagem foi acrescida de aproximadamente 0,25%. Isso revelou um aumento ainda incipiente, mas preocupante por se tratar de um fenômeno que ainda possibilita o tratamento a partir de drogas de segunda linha, mas com taxa de sucesso menor. Já em 2020 o número cresceu de modo considerável, pois 8,3% das pessoas com tuberculose naquele ano estavam resistentes aos medicamentos de primeira linha. No ano de 2021, a porcentagem caiu para 6,48%. No entanto, esse resultado ainda representa um notável problema de continuidade da resistência medicamentosa.
Conclusão
Portanto, essa dificuldade terapêutica precisa ser vista com atenção, para que haja cumprimento adequado do tratamento. Caso contrário, esse continuará ser um desafio da ciência, o qual é evidenciado pela necessidade de utilizar drogas de segunda linha e prosseguir na procura pela formulação de novos antibióticos.
Palavras Chave
Tuberculose; resistência; tratamento
Área
Infecções Bacterianas
Instituições
Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
Mylena Braga Davi, Francisca Dayane Vieira Silva, Astrea Gomes Guedes, Italo Leite Bringel, Amanda Kelly Pereira Carneiro, Humberto Lucca Andrade Moreira, Igor Batista dos Santos, Maria Marina Viana Oliveira, Sandna Larissa Freitas dos Santos, Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes