VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

Desempenhos de métodos diagnósticos de tuberculose pulmonar em um hospital terciário de doenças infecciosas.

Introdução

A tuberculose é uma das doenças negligenciadas como um grave problema de saúde pública no Brasil. Além do foco em políticas de acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento, o laboratório é uma importante ferramenta de combate à tuberculose no país. Cada vez mais é reforçado um diagnóstico eficiente baseado em qualidade e rapidez, apoiado por tecnologias como a biologia molecular. Para o diagnóstico inicial da tuberculose pulmonar é recomendada a priorização do TRM-TB pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde do Brasil. Estudos que mostram seu desempenho tem papel importante para reafirmação dessa recomendação.

Objetivo

Descrever e comparar desempenhos entre dois métodos: a baciloscopia e o teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB).

Método

Trata-se de estudo transversal e retrospectivo, realizado em laboratório de microbiologia de um hospital terciário de doenças infecciosas, no período de Dezembro de 2021 a Março de 2022. Foram analisados os resultados de pesquisa de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR) e de material genético para M. tuberculosis pelo GeneXpert (Xpert Ultra) em amostras respiratórias pareadas.

Resultados

Durante o período, foram avaliados 508 resultados de testes pareados (baciloscopias e teste molecular rápido para tuberculose) (TRM-TB). Um total de 59% (321/508) das amostras foram de resultados negativos em ambos os testes; 21% (107/508) das amostras foram positivas em ambos os testes; 15% (77/508) tiveram como resultado TRM-TB MTB detectado traços baixo com baciloscopias negativas; 1% (03/508) teve baciloscopia positiva com TRM-TB negativo.

Conclusão

Diante do exposto, além do tempo de execução e menor incidência de erros já descritas em literatura, houve vantagem do teste molecular rápido para MTB comparada à baciloscopia em relação à sensibilidade. Maior investigação se faz necessária para avaliação da hipótese de que os testes discrepantes (BAAR+TRM-) nessa casuística podem ser justificados pelo diagnóstico de micobacteriose atípica.

Palavras Chave

micobacteriose; teste molecular para tuberculose; gene xpert; baciloscopia

Área

Micobacterioses

Instituições

Hospital São José de Doenças Infecciosas - Ceará - Brasil

Autores

Leonardo Nogueira Meireles, Jacó Ricarte Lima de Mesquita, Pedro Ítalo Oliveira Gomes, Eduardo Austregésilo Correa, Luís Arthur Brasil Gadelha Farias, Kelma Maria Maia, Terezinha do Menino Jesus Silva Leitão, Evelyne Santana Girão, Tânia Mara Silva Coelho, Lauro Vieira Perdigão Neto