VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

HANSENIASE VIRCHOWIANA COM MANIFESTAÇAO EM PADRAO ZOSTERIFORME: RELATO DE CASO

Introdução

A hanseníase é uma doença dermatoneurológica causada pelo Mycobacterium leprae e se apresenta de variadas formas e com diferentes graus de intensidade, a depender da resposta imunológica de cada hospedeiro. As manifestações cutâneas da hanseníase são diversas, variando de máculas, placas, nódulos e infiltrações difusas na pele e manifestações incomuns, como lesões em padrão de dermátomo zosteriforme.
Assim, considerando a relevância das apresentações atípicas para o diagnóstico de hanseníase virchowiana, justificamos a divulgação deste caso para a comunidade científica.

Objetivo

Apresentar uma manifestação atípica e rara da hanseníase virchowiana, com lesões em distribuição predominantemente zosteriforme.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Paciente, masculino, 48 anos, apresentava, à primeira consulta, lesões na região do abdômen de evolução de 8 meses, assintomáticas, que descrevia como bolhosas. Foi encaminhado para o Centro de Referência em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, inicialmente com suspeita de IST, tendo sido realizados os testes rápidos para Lues, Hepatites e HIV, que foram negativos. Com a distribuição atípica do quadro, foi solicitada uma biópsia.
Ao exame, apresentava placa eritematosa encimada por múltiplas pápulas cor da pele, brilhosas, com distribuição zosteriforme, atingindo os dermátomos relacionados às áreas entre T7 e T10 em região abdominal à direita, não ultrapassando a linha média. Havia ainda lesões papulosas com o mesmo aspecto distribuídas aleatoriamente em pavilhões auriculares, região cervical e tronco, mas não agrupadas. As lesões mostraram tratar-se de hansenomas após os resultados do histopatológico e da baciloscopia de raspado intradérmico. Com isso, o paciente iniciou a multidrogaterapia específica.

Discussão

É importante que tenhamos o conhecimento da enfermidade inclusive em suas formas mais atípicas para um diagnóstico mais precoce. O fato de haver lesões localizadas ou com padrões distintos de apresentação não deve ser desconsiderado ao se cogitar o diagnóstico de uma hanseníase virchowiana. A presença dos hansenomas aponta para o diagnóstico, embora haja outras doenças dermatológicas com padrão de pápulas infiltradas e também com distribuição zosteriforme.

Conclusão

É necessária a atenção para as variadas formas de apresentações das doenças dermatológicas, especialmente das enfermidades ditas negligenciadas.

Palavras-chave

Hanseníase virchowiana. Distribuição zosteriforme. Manifestação atípica.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Não

Área

Micobacterioses

Instituições

Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia (CDERM) - Ceará - Brasil

Autores

Idervânia Silva do Nascimento, Antonio Demitros de Oliveira Barreto, Samia Regina Rodrigues Sousa, Amanda Kelly Pereira Carneiro, Vinicia de Holanda Cabral, Elani Graça Ferreira Cavalcante, Maria Araci de Andrade Pontes, Ruth Helena Oliveira Menezes