VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

INFECÇAO POR MYCOBACTERIUM ABSCESSUS POS-PROCEDIMENTO ESTETICO: RELATO DE CASO

Introdução

Mycobacterium abscessus é um microrganismo bastante prevalente na natureza, tem crescimento rápido, menor que sete dias, é resistente a alguns materiais de limpeza, como formaldeído e necessita de antibioticoterapia prolongada no tratamento.

Objetivo

Apresentar caso de micobacteriose abscessus pós procedimento estético ambulatorial em clínica particular.

Descrição do caso ou Relato de experiência

O paciente do sexo masculino, 40 anos, natural e procedente de Fortaleza, cirurgia bariatrica há 9 anos e sem outras cormobidades. Informou que apesar da cirurgia bariátrica e da perda de peso, incomodava-se com áreas de gordura localizada nos braços, abdômen, glúteos e coxas, procurou assistência com biomédico onde foi submetido a infiltração de substâncias lipolíticas que não sabe informar. Após um mês da infiltração notou aparecimento de nódulos eritematosos dolorosos acometendo as áreas submetidas ao tratamento relatado. Foi submetido a punção dessas áreas e o material enviado para cultura onde foi isolado Mycobacterium abscessus. Dois meses após o início do quadro foi incluído no ambulatório de dermatologia do HSJ, submetido a drenagem de nódulos que apresentavam secreção piosanguinolenta de volume variado (5 a 20 ml de secreção) iniciado azitromicina 500 mg/dia, moxifloxacino 400 mg/dia e sulfametoxazol/trimetropim 1600 mg/320 mg/dia por três meses sem melhora e persistência no aparecimento das lesões, tendo sido trocado para clofazimina 200 mg/dia, azitromicina 500 mg/dia e linezolida 600 mg/dia, mas a linezolida por motivos burocráticos foi utilizada somente por 3 meses, mantido clofazimina e azitromicina por mais 4 meses e por problemas de dispensação de medicação o paciente encontra se no momento sem nenhuma medicação oral, evoluindo com aparecimento de pequenos nódulos esporádicos que são eventualmente drenados. Apesar de persistir com aparecimento de pequenas lesões o paciente está evoluindo bem sem comprometimento do estado geral, e aguardando a liberação da antibioticoterapia.

Discussão

As micobactérias não tuberculose (MNT) são microrganismos de difícil tratamento , visto que necessitam de antibioticoterapia prolongada com múltiplos antibióticos e muitas vezes se faz necessário a associação com procedimentos cirúrgicos de drenagem e/ou limpeza cirúrgica da área afetada.

Conclusão

O caso apresenta-se como um alerta ao risco de infecção MNT durante a realização de procedimentos estéticos minimamente invasivos muito comuns na atualidade e da dificuldade no tratamento dos mesmos.

Palavras-chave

Mycobacterium abscessus; procedimento estético; infecção.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Micobacterioses

Instituições

Hospital São José de Doenças Infeccioas - Ceará - Brasil

Autores

Amanda Pinheiro Ibiapina, Christianne Fernandes Valente Takeda, Ana Lisandra Lopes Farias, Gabriela Kimiko Fernandes Valente, Aldenise de Olinda Castro, Gustavo Gomes de Oliveira, Natália Ponte Fernandes, Melissa Fiuza Saboya, Andrea Pinheiro de Moraes Brandão, Bruno Silva de Medeiros