VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

Tuberculose duodenal como diagnóstico diferencial de massa abdominal de aspecto neoplásico em paciente coinfectado por hiv: um relato de caso em área endêmica.

Introdução

A tuberculose (TB) intestinal é uma das formas mais prevalentes de acometimento extrapulmonar do Mycobacterium tuberculosis em pacientes imunocomprometidos. Por ser uma doença com sintomas variáveis, o seu diagnóstico ainda é um desafio.

Objetivo

Discutir a importância da TB duodenal como diagnóstico diferencial de massas abdominais de aspecto neoplásico em áreas endêmicas, através do relato de caso de um paciente portador de hiv e infecção duodenal pelo Mycobacterium tuberculosis, cuja apresentação clínica, tomográfica e endoscópica eram sugestivas de neoplasia.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Paciente de trinta anos, sexo masculino, previamente hígido, sem comorbidades conhecidas, admitido em 22/01/2022, em hospital de atenção secundária, com quadro de dor abdominal epigástrica, adinamia, hiporexia e perda ponderal de doze quilos há três meses. Associada a esse quadro, há seis dias da admissão, o paciente referia febre recorrente e em picos de 39°C. Em 06/01/2022, paciente realizou tomografia (TC) de abdome, que mostrou densificações nodulares mesentéricas de permeio com captação irregular do meio em retroperitônio. O paciente realizou uma primeira endoscopia digestiva alta (EDA), que evidenciou massa com aspecto neoplásico no duodeno, porém estudo histopatológico mostrou apenas tecido necrosado. Em uma segunda EDA realizada mostrou pesquisa de BAAR positiva em fragmento de duodeno. Foi iniciado o esquema RIPE e confirmado o diagnóstico de aids por sorologia. Paciente evoluiu bem na enfermaria para tratamento.

Discussão

Em muitos pacientes com TB duodenal, a piora do quadro clínico se deve ao tratamento tardio ou equivocado (sendo usado em alguns casos tratamento cirúrgico, imunossupressores ou esteróides), principalmente por causa da semelhança clínica dessa doença com neoplasias ou doença de Crohn. O atraso no tratamento gera diversas complicações como obstrução intestinal, fístulas, e perfurações, que muitas vezes acabam precisando de intervenção cirúrgica e aumentando morbidade.

Conclusão

A TB duodenal tem alta taxa de morbimortalidade e deve ser tratada o mais breve possível, pois seu diagnóstico ainda é um desafio, necessitando de investigação e acompanhamento especializado, evitando dessa maneira desfechos desfavoráveis.

Palavras-chave

Tuberculose, Tuberculose Intestinal, Tuberculose Disseminada, Tuberculose Intestinal, Massa Intestina, HIV.

Área

Micobacterioses

Instituições

Hospital Geral Dr Waldemar de Alcantara - Ceará - Brasil

Autores

Lucas Dourado Mapurunga Pereira, Vittorio Santos Tomaz, Isabella Santos Tomaz, Mariana Marques Maia, Antônio Mauro Barros Almeida Júnior