VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

EDUCAÇAO EM SAUDE PARA A SENSIBILIZAÇAO COMUNITARIA SOBRE OS BENEFICIOS DA VACINAÇAO: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A vacinação é um meio eficaz e disponibilizado gratuitamente, para prevenir as doenças no Brasil. Sob esse viés, por intermédio dela, a rubéola, por exemplo, foi erradicada, o que favorece a saúde pública e a atenuação dos gastos estatais. Todavia, segundo a Agência Senado, desde 2015 foram registradas a diminuição das taxas de vacinação no Brasil. Em 2021, apenas 60% das crianças foram vacinadas contra a hepatite B, a difteria e a coqueluche. Enquanto, a recomendação, de acordo com o Ministério da Saúde, é uma abrangência mínima de 95%. Esses dados são alarmantes, pois possibilitam o ressurgimento de epidemias graves na população, como Sarampo em 2018, as quais ocasionam diversas sequelas e sobrecarregam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivo

Objetivou-se relatar a experiência de educação em saúde para sensibilização comunitária sobre os benefícios da vacinação

Descrição do caso ou Relato de experiência

Trata-se de um relato de experiência elaborado pelo Projeto de Extensão Universitária Medicina na Comunidade, integrante da Liga de Clínica Médica (LCM) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A experiência ocorreu no dia 25/06/22, em parceria com uma Unidade de Atenção Primária em Saúde (UAPS), situada no município de Fortaleza-CE.

Discussão

Inicialmente, realizamos uma reunião com os dirigentes da UAPS para definir o tema. A partir disso, confeccionamos panfletos com informações sobre vacinas, como poliomielite, tetravalente, entre outras. Além disso, criamos plaquinhas com mitos e verdades acerca da temática para uma dinâmica. A atividade foi desenvolvida na busca de interação dos acadêmicos de Medicina com os pacientes, geralmente, idosos e adultos com bebês, a fim de tirar dúvidas e informar. Durante a ação, observou-se uma excelente participação das pessoas, o que foi essencial para a desconstrução de ideias, como possíveis reações das vacinas indicavam que estas causavam as doenças, dentre outras ideias. Ademais, os participantes do projeto tomaram vacina contra influenza visando estimular a população. Por fim, fizemos publicações para o Instagram (@medicinanacomunidade), as quais continham fotos e vídeos das atividades, com o objetivo de mobilização coletiva.

Conclusão

Portanto, essa experiência beneficiou não apenas os acadêmicos no aprimoramento da relação com o paciente, por intermédio do desenvolvimento da didática na difusão do conhecimento técnico e da empatia ao lidar com os mitos populares, mas também a população, a qual foi informada acerca das imunizações, o que a torna um ser ativo na prevenção das doenças.

Palavras Chave

Educação; Vacinação; Saúde pública

Área

Imunizações e Infectopediatria

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Astrea Gomes Guedes, Karla Larissa de Andrade Pinto, Thayson Silva Pinheiro, Italo Michilis Santos Ramos, Fernanda Maria Carvalho Fontenele, Maria Marina Viana Oliveira, Pedro Diógenes Peixoto de Medeiros, Italo Leite Bringel, Humberto Lucca Andrade Moreira, Daniele Vasconcelos Fernandes Vieira