VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DO SARS-COV-2 NO MUNICIPIO DE MORADA NOVA – CE

Introdução

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) (2020), em 11 de fevereiro de 2020, o ICTV4 anunciou que o nome do novo vírus seria 'coronavírus tipo 2 causando síndrome de insuficiência respiratória aguda grave (SARS-CoV-2). Neste mesmo dia, a OMS passou a chamar oficialmente a nova doença de Covid-19. No dia 26 de fevereiro de 2020 é confirmado primeiro caso de coronavírus no Brasil. Paciente é um homem de 61 anos que viajou à Itália, e deu entrada no Hospital Albert Einstein no dia anterior. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou o surto do novo coronavírus (COVID-19) como uma pandemia global.

Objetivo

Investigar as características epidemiológicas da COVID-19 no município de Morada Nova – CE.

Método

Tratou-se de um estudo epidemiológico descritivo com abordagem quantitativa, sendo desenvolvido na cidade de Morada Nova – CE. A coleta de dados foi realizada nos meses de abril de 2020 a maio de 2022, no programa Painel de Controle do COVID-19, bem como, por meio do banco de dados da cidade de Morada Nova disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde da mesma. As variáveis foram: casos notificados, óbitos e casos confirmados, além dos índices de vacinação da população. Este estudo não foi apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, uma vez que foi desenvolvido por meio de dados secundários de domínio público.

Resultados

De acordo com os dados obtidos, foram notificados 21.425 casos, entre eles 11.769 casos foram confirmados para covid-19, ou seja, aproximadamente 19% da população total, 9.648 casos foram descartados, 182 óbitos e 11.586 curados. A vacinação em Morada Nova iniciou no dia 03/02/21, atendendo a ordem dos grupos prioritários: trabalhadores da saúde, idosos, fatores de risco, outros públicos, público geral e crianças. De acordo com a Secretária de Saúde de Morada Nova, foram registradas 134.482 doses, 52.044 para 1° dose, 45.946 para 2° dose, 33.856 doses de reforço e 2.636 doses da Janssen.

Conclusão

Por fim, este trabalho apresenta várias questões sobre os fatores decorrentes da pandemia, como desemprego, queda de renda, diminuição de consultas médicas e odontológicas, suspensão de atividades físicas e de lazer, entre outros, aumentando o consumo de álcool, automedicação, ansiedade e depressão. Dessa forma, o vírus não é apenas um problema sanitário, mas atinge outros setores do Brasil e mundo, como: a economia, o social, a educação, o ambiente doméstico, empresas, cidades e governos.

Palavras Chave

Epidemiologia. SARS-CoV-2. Saúde.

Área

Covid-19

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ - Ceará - Brasil

Autores

Matheus Magno Estrela Mesquita Azevedo, Lucas da Silva Barros, Ítalo Thiago de Sousa dos Santos, Laisa Beatriz da Silva Lima, Pedro Henrique Souza de Araújo, Caio Girão Costa, Marina Gabriela Brito da Silva, Monalisa Jeronimo da Silva, Ingrid Maria Fernandes de Sousa, Ranieri Sales de Sousa Santos