VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

A INICIAÇAO CIENTIFICA COMO FERRAMENTA DE PESQUISA EPIDEMIOLOGICA E DE ENSINO NA INFECTOLOGIA

Introdução

A iniciação científica é um espaço da pesquisa científica destinada a alunos de graduação para que desenvolvam projetos de pesquisa e ampliem seu conhecimento. Significa um vasto crescimento no ambiente acadêmico e contribui para formação de novos cientistas. Amplia as visões daqueles que participam e permite uma experiência diferente da sala de aula. Os projetos, que têm importância científica, tecnológica e educacional, proporcionam aos alunos experiências com métodos e técnicas modernas, estimulando a criatividade e desenvolvimento.

Objetivo

Relatar a experiência de um grupo de estudantes de uma universidade pública na participação de um projeto de iniciação científica com foco em epidemiologia e arboviroses

Descrição do caso ou Relato de experiência

A participação no projeto, que tratou da construção de um perfil epidemiológico daqueles que foram afligidos por arboviroses em fortaleza, nos possibilitou uma visão mais globalizada e ampliada dos cenários locais de saúde, nos ensinou metodologias diversas de pesquisa, geralmente restritas ao contexto da pós-graduação, e nos permitiu um entendimento da organização e do planejamento dos sistemas de saúde nos 3 âmbitos governamentais. Desenvolvemos não só a capacidade de argumentar cientificamente em prol da melhoria da saúde local, mas também a vontade de nos tornarmos protagonistas dessa mudança. A experiência com a IC, nos trouxe amadurecimento e a habilidade para resolver situações desconhecidas e encarar a vida profissional com mais autonomia, não se restringindo ao ambiente acadêmico, mas se expandindo para o nosso dia a dia e modificando a comunidade em nosso entorno.

Discussão

Nos projetos de IC, o aluno trata do conhecimento específico da sua área de atuação, formula um problema e busca soluções para resolvê-lo, coleta e analisa dados para dar embasamento de seus achados, e por fim, tirar conclusões em relação ao processo percorrido. Sendo essa experiência uma amostra do que o aluno enfrentará na sua vida profissional. Em algum momento, ele encontrará um problema, ou uma mudança no paradigma, para o qual ele precisa encontrar uma solução. As bases da iniciação científica permitem que ele saiba como fazer isso de maneira mais organizada.

Conclusão

A Iniciação Científica é um espaço no qual aqueles alunos que se dispõem a se dedicar a essa área tem o primeiro contato com a parte mais prática da ciência e no qual se tem a primeira fase da carreira científica, com o aprendizado das diversas etapas do processo e com amplo crescimento pessoal e profissional.

Palavras Chave

Iniciação Científica; Arboviroses; Epidemiologia.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Grupo PesqSaúde, localizado na Universidade Estadual do Ceará

Área

Arboviroses

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Humberto Lucca Andrade Moreira, Vitória Maria Torres Peixoto, Lara de Abreu Oliveira, Natália Ponte Fernandes, Francisco José Maia PInto