VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

NEUROTOXOPLASMOSE ASSOCIADA A SARCOMA DE KAPOSI COM ACOMETIMENTO GASTROINTESTINAL EM UM PACIENTE COM HIV: UM RELATO DE CASO

Introdução

A neurotoxoplasmose é uma das causas mais comuns de infecções no Sistema Nervoso Central (SNC) em imunocomprometidos, podendo provocar cefaleia, déficits sensitivos e motores, desorientação e morte. É causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, um parasita intracelular obrigatório transmitido por via zoonótica. O Sarcoma de Kaposi (SK) é a lesão maligna mais comum em portadores do HIV que afeta principalmente pele e membranas mucosas. Linfonodos e órgãos internos, como o estômago, intestino, pulmões e fígado podem ser acometidos.

Objetivo

Descrever um caso de associação entre neurotoxoplasmose, Sarcoma de Kaposi com acometimento gastrointestinal em um paciente com HIV para auxiliar a compreensão dessas condições e servir como base para próximos estudos epidemiológicos e clínicos em relação a essa associação.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Paciente do sexo masculino, portador do HIV há 6 anos, apresentou-se com queixas de febre contínua diária, astenia e vômitos. Referiu também cefaleia, disfagia e parestesia no membro inferior esquerdo. Possui histórico de internações por histoplasmose, pneumocistose, neurotoxoplasmose e foi diagnosticado com Sarcoma de Kaposi no esôfago há 3 anos. Ao exame físico, possuía lesões hipercrômicas em ambos os braços e um linfonodo supraclavicular esquerdo endurecido. Está sob tratamento com itraconazol, bactrim e TARV/ TDF + 3TC + DRV.

Discussão

A neurotoxoplasmose é causa importante de lesão no SNC em portadores do HIV e é um dos principais intensificadores dos índices de morbimortalidade nesses pacientes. O Toxoplasma gondii geralmente se encontra latente e se manifesta com a liberação de taquizoítas em áreas do SNC, gerando encefalite multifocal, necrose e edema. A doença geralmente se torna ativa em períodos tardios da doença, quando a imunodeficiência apresenta taxas de CD4 < 100 células/mm³. O SK em portadores do HIV se manifesta como múltiplos nódulos que são mais observados em contagens de CD4 < 150 células/mm³. As lesões se manifestam mais comumente na pele, com manifestações avançadas em mucosas e vísceras.

Conclusão

Clinicamente, há uma evidente relação do HIV com SK e neurotoxoplasmose, porém em poucos casos, as problemáticas cursam simultaneamente. Apesar do avanço na terapia antirretroviral, percebem-se graves acometimentos relacionados com a imunossupressão, sendo, portanto, necessários mais estudos para sistematizar tratamentos mais eficazes e uma maior compreensão dessas condições.

Palavras-chave

Neurotoxoplasmose; toxoplasma gondii; imunodeficiência

Área

Infecção em Imunodeprimidos

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Mylena Braga Davi, Renan Martins Lopes, Júlio Farias Rangel, Francisca Dayane Vieira Silva, Astrea Gomes Guedes, Antonio Andrei da Silva Sena, Karla Larissa de Andrade Pinto, Ítalo Michiles Santos Ramos, Igor Batista dos Santos